Por Ciffero de Parvalho
Valdomiro / Valdomiro-Forlán/ Forlán |
Os mais jovens não podem lembrar, a não ser que recorram à história. Quem tem mais de 40 certamente lembra. Valdomiro Vaz Franco.
A camisa nº 7 do Sport Club Internacional, nos idos de 1970, tinha dono. No início, Valdomiro era pouco reconhecido. Depois, muito. Chegou à seleção e, em um lance memorável, porque salvava o Brasil da desclassificação na Copa de 74, enfiou, no cantinho – “em um misto de cruzamento e chute”, diziam as más línguas –, aquele gol contra o Zaire (sim, Zaire, ou Congo, local de onde provém, por essas armadilhas do destino, o clube que não conseguimos bater, trinta e tantos anos depois, em um jogo pelo Mundial de Clubes).
Não imaginam os jovens de hoje como é ver, quase quarenta anos depois, um lance daqueles. Não imaginam porque o tempo não lhes deu ainda a benção da perspectiva histórica. O jovem não conhece integralmente o poder de síntese de uma imagem, de um drible, de um golo.
Mas falemos prospectivamente: imagine você aí, que era um guri de 15 anos em 2006, como se sentirá ao ver, em 2036, os golos do Internacional na primeira Libertadores que vencemos. Para ficarmos na esfera semântica deste sítio, imagine, meu jovem, ver o golo do Renteria contra o Nacional daqui a 30 anos no sofá de sua casa. Tenha em mente que, além do golo, agora mera imagem, talvez não estejam ao seu lado os que lhe ensinaram a amar o clube – pai, mãe, avô ou avó. Em trinta anos ceifam-se muitas almas. O futebol, porém, fica – e é um vínculo.
Depois de Valdomiro, a camisa 7 dormiu em berço esplêndido por quase vinte anos. Somente com Fabiano, nos anos 90, tivemos alguns flashbacks, especialmente nos 5 x 2 com que fustigamos um certo clube porto-alegrense. Fabiano, em seus devaneios, era bem mais debochado que Valdomiro. O futebol já era outro, e permitia giros maiores pelo gramado. Valdomiro ficava preso ao flanco direito e dali pouco saía. Cruzava bem, muito bem. Sabem quem colocou aquela bola na cabeça de Figueroa no título Brasileiro de 1975? Mais do que isso: sabem quem cobrou as duas faltas, convertendo uma delas, que nos deram o título de 1976?
1975 (com narração de Celestino Valenzuela)
1976 (com narração de Celestino Valenzuela)
Nos anos 1970, os jogadores permaneciam no clube por mais tempo. Valdomiro ficou doze anos consecutivos no Internacional. Criava-se, à época, outra espécie de intimidade entre torcida e jogador. Até mesmo a imprensa tinha com os atletas relação diferente. Celestino Valenzuela, grande narrador do futebol gaúcho, chamava Valdomiro, não raro, de Valdô. E não se tratava de economia verbal, pois, naquele tempo, o narrar também era diferente, dispensava o atropelo, a pressa hodierna. Não havia o enxerto das estatísticas, não havia repórteres engraçadinhos ou simplórios. Lembro-me até hoje de Celestino narrando: “Carpegiani... [Pausa de três segundos] Falcão... [Pausa de outros três segundos, até a bola chegar ao próximo jogador] Valdomiro...”. O tempo do jogo era outro. O narrador apenas identificava, pelo nome, quem estava com a bola, e a audiência completava o silêncio com a sua própria atenção e inteligência. Hoje não se pode calar por um segundo: logo nos apresentam uma estatística inútil, uma enquete estúpida ou uma tirada sem graça de algum repórter ou comentarista.
Celestino Valenzuela |
Bueno, os tempos são outros, enfim. E hoje nosso camisa 7 é Forlán. Fez-se até a entrega, pelas mãos de Valdomiro, da Camisa 7 a ele. Assistindo aos golos que o camisa 7 uruguaio fez contra o Esportivo nesse 3 de março de 2013, senti-me de novo em casa. Mas não era Valdomiro que estava lá. Era, vejam só, um charrua. E os charruas foram excelentes guerreiros...
Forlán é, simplesmente, o maior artilheiro da história da Celeste. Seja pelo tempo acelerado em que vivemos, seja pela idade que tem, dispõe de um ou dois anos para mostrar a que veio. Nesse último jogo, acendeu-se uma luz: passado e presente integraram-se, de fato e na memória de muitos colorados. Que venha o futuro.
Psicograficamente,
CdP
Meu único idolo. Nem Falcão mereceu tanto respeito. Lembro que Falcão saiu dizendo que voltaria para o Inter, mas preferiu terminar a carreira no São Paulo. Forlan ainda tem que jogar muito pra merecer ser comparado com Valdomiro, não serão 4 ou 5 partidas de Gauchão que o farão se tornar idolo. Pelo menos no meu conceito, sou mais exigente. Mas confesso que Forlan tem surpreendido positivamente.
ResponderExcluirIrado Cíffero,meu maior ídolo,que pena que a minha velha camisa 7 se deteriorou.Fiquei completamente doente pelo colorado graças a ele.Final de gauchão de 78,dois golaços de Valdô,o segundo de cabeça que matou as gazelas,que jogavam pelo empate.Mas o jogo dele que mais me marcou foi um ano depois,uma virada histórica contra o Cruzeiro em pleno Mineirão,um canhotaço de fora da área em curva no canto direito do Raul.Muito Obrigado!!!
ResponderExcluirComo não vi o Falcão nem Valdomiro jogar, meus ídolos é o Fernandão.
ResponderExcluirParabéns pelo excelente texto CdP...
ResponderExcluirEu que não tive o prazer de ver Valdomiro honrando a camisa 7 do Internacional, pude sentir a emoção através da sua escrita.
Fernandão foi muito importante. Valdomiro era coração, não tem vergonha de dizer que é colorado. Sem falar que falta na frente da área era meio gol. Damião se consagraria com um atacante tipo Valdomiro ao seu lado.
ResponderExcluirO Damião ia se dar super bem,tb com o Fabiano,o cachaça tb cruzava muito!
ResponderExcluirBaita texto, Pífaro!
ResponderExcluirNão é que o jovem desconheça o poder de síntese de um signo. O poder não está no signo, mas nos caminhos elétricos percorridos por trás dos olhos de quem vê, das orelhas de quem ouve, das papilas de quem fala...
Numa busca infinita da resolução desse problema primordial, nasceu a linguagem poética.
Exata nunca, mas um texto bem escrito nos dá um vislumbre dessas imagens, sentimentos e lembranças.
Muito bala a tríplice imagem que ilustra o posto!!!
ResponderExcluirExato! O texto nos passou algo da importância desse nosso camisa sete!...
ResponderExcluirSem falar na atual necessidade de preencher todos espaços vazios, seja com o que for... Realmente há de se repensar a estrutura de nossa imprensa capitalista neo-liberal...
ResponderExcluirQue bucha do Valdomiro, hein?
ResponderExcluirINTER, desde 1976 usando replays de televisão para confirmar gols...
ResponderExcluirFernandão também sempre se declarou colorado. Disse ser um apaixonado pelo Inter e chorou quando saiu do clube nas duas oportunidades...
ResponderExcluirVerdade... Ficou show...
ResponderExcluirCaro Ciffero:
ResponderExcluirPrimeiramente agradeço mais esta valiosa contribuição, que de quebra me dá um dia de "folga".
Segundamente, friso que, embora não constando no rol do "pessoal mais sério" (conforme referido na posto anterior), gostei do texto: pelo resgate sempre válido de nossos ídolos e glórias, pelo coloradismo, pela projeção daquele mítico Camisa 7 ao momento atual, em que está sendo honrado por um jogador de renome.
Não pude deixar de RECORDAR (i.e. repassar pelo coração; do latim 'cor, cordis', 'coração') daquela cena do filme "O Sétimo Selo" (olha o 7 aí!) que metaforiza os "momentos memoráveis" como sendo uma tigela cheia de leite a ser cuidadosamente carregada (conforme a fala do Cavaleiro).
O tempo passa, uns vão-se indo, outros chegando... de repente a gente se olha no espelho, e os cabelos (caso não tenham caído) encaneceram. Mas a tigela, ou a pira, a tocha, a chama do que tanto prezamos, , defendemos, cultivamos e comungamos vai passando dum coração ao outro.
Lhanamente,
Henze Saci
"Numa época tão barulhenta, o silêncio tem sua dignidade".
ResponderExcluir(Li isso num livro nem faz muito, mais ou menos isso.)
PHAREMOS ESTÓRIA!
ResponderExcluirMatías Fernández é o meia que o Inter quer...baita jogador! O Inter começou a negociação segunda passada e hoje ta quase pra fechar o negocio...tem aval do Dunga.
ResponderExcluirArena lixão com um público ridículo!kkk
ResponderExcluirPor 'ridículo' tá te referindo ao baixo número de torcedores?
ResponderExcluirSeja como for, o público imorrível é sempre ridículo.
sim senhor,estava me referindo ao público pagante.
ResponderExcluirEssa mídia é ridícula,to vendo a retranca dos venezuelanos.kkk....se bobearem vão fazem fiasco de novo!!
ResponderExcluirSim senhor senhor!
ResponderExcluirOutro dia um taxista me contou que os torcedores do time dele, depois de ir ao 1º jogo, não queriam mais encarar a indiada de frequentar aquela o "monumental" Areião -- e com razão, segundo o próprio.
não tinha percebido que o texto era do Ciffero, acho que porque não precisei usar o Aurélio. Muito bom o texto, é bom lembrar de jogadores como Valdomiro, do tempo que ainda existia amor a camisa.
ResponderExcluirQuantos mil?
ResponderExcluirCom certeza pra Rbosta 35 mil.kkk...pode me cobrar amanhã.
ResponderExcluirGol das gazelas..
ResponderExcluirnum dia como hoje temos todos que agradecermos de joelhos ao sr Giovani Luigi
ResponderExcluirO Pará parece um viadinho metido a macho,com aquele cabelinho! kkk
ResponderExcluirBaita gaychola...
ResponderExcluirprotegido do homi
ResponderExcluiracho que eles fazem a meia.kkk
ResponderExcluirmuito obrigado p166 por um dia como esse!!!
ResponderExcluire o chaves se foi...
ResponderExcluirpois é...
ResponderExcluirEsse golerin fia da puta fudeu com o time dele.
ResponderExcluirmeu pai tb morreu com 58 em 2001 de cancer
ResponderExcluiressa doença não me traz boas lembranças,vamos mudar de assunto!
ResponderExcluirE aquela ceva especial pra acompanhar a picanha, qual tu pegou?
ResponderExcluirNo final fui de stela mesmo.
ResponderExcluireu to na heineken...
ResponderExcluirideias pra texto... por fabor...
Esse Luxbruggo dá nojo!!
ResponderExcluirArrepiou na Eisenbahn? 3,99 no Nacional.
ResponderExcluirQue saco,amanhã vou ter que aguentar essas gazelas me enchendo saco,dizendo que têem o maior time da galáxia! kkkk
ResponderExcluirNo bourbon só tinha uma com copo,achei meio cara.
ResponderExcluirHeineken é a única das 'comuns' que segue a Lei da Pureza Alemã (Reinheitsgebot): sem cereais não-maltados (leia-se milho) e tampouco conservantes.
ResponderExcluirvamos pensar.
ResponderExcluirE é LAGER.
ResponderExcluirFalando em conservante: tem um monte de marca metida a "artesanal" que tem um ou até dois conservantes: os tais de INS (sulfitos que dão dor-de-cabeça etc.).
Da OPA p.ex., só a Weizen não tem.
Tem de olhar o rótulo sempre.
Bá, a única boa idéia que consigo me lembrar é 51, prefixo da capital.
ResponderExcluirVou ficar te devendo. De repente pega uma notícia e desenvolve.
O que importa é que esteja na minha mesa até o começo da tarde!
Esse Lotero do Caracas parece muito bom jogador,se mexe muito esse loco.
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirTe recordou disso, né?
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=7TFjEoQwvNk
te fudeu!kkkkkkkkkk
ResponderExcluirhahahahahahahahahahahahahaha
ResponderExcluirDigo mais: Os rituais nasceram dessa necessidade primordial de comunicar um sentimento...
ResponderExcluirE: O homem é um animal ritualístico, embora o negue...
Esse filme aí é sobre um carteiro, na época em que não existia carro nem bicicleta: era tudo na base do cavalo-força.
ResponderExcluirTá elaborando aqui o posto pra amanhã?
ResponderExcluirDepois de 3 horas tu reaparece e responde pra ti mesmo.
Dá-lhe, Heineken! kkkkkkkkk
Djamarra, O Enigmático.
O que tu faz da vida Henze?....sem querer ser xereta
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirEstou na área somente agora, depois de alguns transtornos no trânsito carioca.
ResponderExcluirEstou lendo os comentários, e vou responder a todos, aos poucos.
Em primeiro lugar, agradeço mais uma vez ao Henze a oportunidade e o trabalho de postar o texto, com toda aquele paciência de formatar, diagramar etc.
Se o Henze me permite: Este blog é a nossa casa, colorados!
Grande abraço,
CdP
Esse blog é coisa nossa....
ResponderExcluirClaro, Beto. O Forlán tem muito a mostrar. A propósito: ele está com a mesma idade que o Valdomiro tinha em 79, ano de nosso último título... Quem sabe os deuses não estão conspirando a nosso favor?
ResponderExcluirSincronicamente,
CdP
Grande Cíffero,parabéns!
ResponderExcluirEssa aí ainda é do meu tempo...
ResponderExcluirTo num trabalho novo há umas semanas. Depois do último grenal fui com uma camisa polo do Inter, e um colega me interjecionou, "Bonita camisa, Fernandinho", eu respondi, "é Felipe".... kkkkkkkkkkkkk
Depois me mostraram: http://www.youtube.com/watch?v=z40qqQ_lCZI
Muchas gracias, Sandro!
ResponderExcluirPedro de Lara é genial...
ResponderExcluirMinha primeira camisa também teria sido a do Valdomiro, só que tinham vendido todos os números 7... Acabei ficando com a 8. Adivinha de quem? Bráulio!
ResponderExcluirObrigado, Droque! Bom saber disso...
ResponderExcluirAbraço,
CdP
kkkkkkkkkkkkkkkkk,a do Fernandinho ñ era do teu tempo?
ResponderExcluirehehehe, não peguei essa. Devo ter visto, mas não lembro... kkkkkkkkk
ResponderExcluirbah,tu é bem mais velho(no bom sentido) que eu.kkk
ResponderExcluirObrigado, Gamarra!
ResponderExcluirEste comentário exige mais do que Ciffero pode dar depois de um dia de trabalho e de chuva intensa. Amanhã, volto a ele, com mais calma, discorrendo sobre "A origem da obra de arte", trabalho dos meus favoritos.
Heideggerianamente,
CdP
Uma produção Ciffero de Parvalho Corporation!
ResponderExcluirApoiado.
ResponderExcluirChomskyanamente,
CdP
É demais...
ResponderExcluirbaita texto! agora gostei, parabéns CdP!!!
ResponderExcluirOlha o paletó da bixa louca! kkk
ResponderExcluirBom saber... desconhecia esse fato. Darei mais valor à minha Heineken...
ResponderExcluirIDeM
ResponderExcluirtb,essa mais ou menos cabe no meu bolso.
ResponderExcluirCdP, também tô meio atucanado, i.e. transtornado com o trânsito, só que não com o da rua: o daqui de casa mesmo.
ResponderExcluirMas pra não deixar de ser chato: retifiquei a assinatura, conforme solicitado, e daí quase corrigi por minha conta um deslize de concordância cometido pela sua secretária no penúltimo parágrafo.
Trata-se do verbo 'assistir', que na acepção usada requer a preposição 'a'. Apesar de que no coloquial se usa direto, sem 'a'. Mas pela gramática o sentido fica como se V.Sª tivesse dado o passe pro uruguaio.
Em suma: eu teria corrigido pra "Assistindo aos golos que o uruguaio fez", pra não ficar "ao-ao", mas daí lembrei que V.Sª não é muito afeito ao gerundismo.
http://aulete.uol.com.br/assistir
q.v. acepções 1 e 10 (e a nota explicativa).
Lidimamente,
Henze I
Não lembra do Coca-Collor?
ResponderExcluirkkkkkkkkkk
ResponderExcluirDigamos que sou um carteiro que gosta de sê-lo.
Ha,vão a merda,parem essa frescura! kkk
ResponderExcluirKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK é brincadêra, tchê......;
ResponderExcluirHa,vão a merda,parem essa frescura! kkk [2]
ResponderExcluirSó não vai me bancar a esfinge, com papo de "decifra-me, ou te devoro".
ResponderExcluirAinda bem,já tava partindo pra ignorância.
ResponderExcluirauhauahuhauha
ResponderExcluirObrigado, Henze. Fico pensando aqui: você tem de escrever um texto por dia para manter o blog vivo. É muito trabalho para uma pessoa só, apesar de eu perceber, naturalmente, que a palavra é a sua casa, provavelmente o seu ganha-pão, e que você tira de letra a tarefa. Contudo, um dia de descanso é sempre bom, e eu tenho algum tempo livre.
ResponderExcluirQuanto ao seu comentário, como um todo: Muito bem apanhado! Aliás, Vossa Senhoria prima pelo uso do bom português e tem estilo próprio. É uma raridade. Boa digressão, no último parágrafo, sobre o tempo. Às vezes, olho para o lado e penso: "Quantos já se foram. E eu estou aqui. E agora, José?".
Faz algum tempo que não vejo O Sétimo Selo... Toda vez que anuncio o Bergman aqui em casa, há uma certa resistência. Acho que só o Kurosawa é mais odiado.
Cordialmente,
CdP
Eu conheço uma farmácia que vende Rivotril etc. por tele-entrega e sem-receita.
ResponderExcluirFarmacologicamente,
Henze.
Opa, passa o contato...
ResponderExcluirPior que não, mas deduzo inferir aos hábitos nasais de tal senador...
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=hiB6sTeElAo
ResponderExcluirTem a ver com o tema do posto.
amanha vo pra rua com minha foblé de mata gazela...
ResponderExcluirlá notro blog tem gente se cagando por que as gazela ganharam duas de goleada... vo te conta viu... fico quieto pra ñ arruma encrenca.
ResponderExcluirCoitado do Kurosawa. Terminou a vida meio em baixa, fazendo propaganda do Suntory etc. (aliás, era chegado no malte).
ResponderExcluirO último que vi em casa foi Kagemusha, a Sombra do Samurai ou Kagemusha (1980).
Passo lá nos comentários de vez em quando e fico burro com o pessimismo e coitadismo. Sem falar na cornetagem. Tá doido...
ResponderExcluirmanchester x real agora no esporte interativo
ResponderExcluirpior que tá assim mesmo... parece que as gazela já tao em toquio.
ResponderExcluirJá 'tão no Oremus?
ResponderExcluirEssa foto do celestino parece doutro planeta.
ResponderExcluirquase!
ResponderExcluirum lá disse que já tivemos a nossa faze, agora é sentar no pepino vendo a faze deles... pode isso arnaldo?
ResponderExcluirDjamarra, já que tu tá sem idéias:
ResponderExcluirEscreve sobre o recém-descoberto (e já profanado) túmulo do Freddie Mercury.
Da purpurina viemos e à purpurina voltaremos.
:::
Por hoje era só.
Barbaridade. Amanhã cedo vão procurar um pepinão no mercado.
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirMuito bem apontado! E, pela simplicidade do pleito, desnecessário citar o bom e saudoso Caldas Aulete. Trata-se, simplesmente, de um deslize de minha secretária (a quem não despeço somente porque tem outras qualidades).
ResponderExcluirFavor retificar o texto, neste caso, com o gerúndio, preferível, sem dúvida, ao eco canino que acompanha obrigatoriamente o infinitivo.
Colegialmente,
CdP
comé? O Freddy Mercury deixou UMA (sexo feminino) ex? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK HUAHUAHAUHAUHAUHA
ResponderExcluirhttp://www.tribunahoje.com/noticia/56861/entretenimento/2013/03/05/recem-descoberta-placa-de-tumulo-de-freddie-mercury-desaparece.html
fala nisso lembram do pepino que postava lá? acho que esses dias era ele postando no impedimento.
ResponderExcluirObrigado, Adriano!
ResponderExcluirMultifacetadamente,
CdP
Faceta,oh!
ResponderExcluirMuito bom...
ResponderExcluirIsso, ele tá postando no imped. Chama o bagual pra cá...
ResponderExcluirauhauhauhauha, cara, tu é uma piada.... kkkkkkkkkkk
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirhttp://futebolclassico.blogspot.com.br/2007/12/compacto-da-final-do-brasileiro-1975.html
ResponderExcluirtudo a ver com o posto do CdP
Obrigado! Ontem eu avisei ao Sandro que o texto surpreenderia...
ResponderExcluirTenho muita saudade dos anos 1970. Daqui a um tempo escrevo outro sobre a mesma década.
Já trabalhou com lentes de óculos,por acaso?
ResponderExcluirpoh, ideias de sobra...
ResponderExcluir/ caninha 51 / ddd 51 / prefixo / freddie mercury / tumulo roubado / ex / esfinge / decifra-me ou te devoro /
Quero ver é juntar palavras entre elas...
que? kkkkkkkkk
ResponderExcluirÓtimo link, Adriano... E na foto em que o Figueroa sobe para cabecear (camisa 3), ao lado dele está o Jairzinho (camisa 7) do Cruzeiro. Observem: naquele tempo, os times adversários jogavam com calção da mesma cor.
ResponderExcluirEra osso duro assistir aos jogos em TV preto e branco (a foto dá uma idéia da dificuldade de ver a diferença entre um time e outro). O mais difícil era jogo entre Inter e Palmeiras, pois o verde e o vermelho ficam idênticos em transmissão preto e branco.
Historicamente,
CdP
Faceta é feita pra dar encaixe nas armações fechadas em geral,tanto metais,quanto acetado ou outros materiais similares,ex:grilamid,tr90 e etc...
ResponderExcluirNa mesma foto, nosso camisa 9: Flávio Minuano. Pulando acima, deste, Carpegiani.
ResponderExcluirDo Cruzeiro, não reconheço o nº 2. O outro jogador do Cruzeiro, de frente para a câmera chamava-se Vanderlei.
Verdade.
ResponderExcluirViste um gre-nal, agora em 2012 ou 13, em que ele foi convidado a narrar o primeiro minuto do jogo na Sportv? Está com 80 anos.
kkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirFoi ele? Eu vi, mas nao tinha minima ideia quem era. Isso me irrita na imprensa, a falta de contextualizacao historico-afetiva, assim como em outros assuntos como economia ou politica a falta de uma explicacao historica. Sao meros repetidores. Entendo que o 'leitor' é um tanto quanto heterogeneo, mas mesmo assim nao desculpa as merdaws q fazem...
ResponderExcluiresses dias li esse posto sobre o sao luis de ijui e simpatizei instantaneamente... http://impedimento.org/2013/02/19/o-estranho-caso-do-cavalo-morto/
A propósito do Saint Louis, será julgado por racismo contra jogador do Caxias:
ResponderExcluirhttp://globoesporte.globo.com/rs/futebol/campeonato-gaucho/noticia/2013/03/sao-luiz-sera-julgado-por-ofensas-racistas-da-torcida-contra-atleta-rival.html
http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/gaucho/ultimas-noticias/2013/03/05/tjd-rs-decide-denunciar-sao-luiz-por-racismo-e-clube-pode-ser-suspenso.htm
Até comentei nessas páginas, mas só o GE publicou (o GE publica tudo, e o UOL censura qualquer coisa).
Não vi.
ResponderExcluirMas falando em 1º minuto: as torcidas não respeitam o "minuto de silêncio".
Putz, perdi o show do Éuton Dion... ontem à noite enquanto as gazelas davam 'show' e a gente chateava.
ResponderExcluirQuanto ao Freddie: naquele tempo eu vivia tão fora de órbita, que p.ex. fiquei sabendo que o cara tinha morrido mais de ano depois...
Mais um lance pra te inspirar:
ResponderExcluirhttp://video.de.msn.com/watch/video/the-pony-dance/kex3n0bi
Olha que entendo um pouco de lentes: índice de refração etc.
ResponderExcluirSem contar as alemãs (Rodenstock e Zeiss), a melhor marca é a japonesa Hoya (em relação à Essilor, que as óticas geralmente tentam empurrar).
Também manjo um pouco de armações.
Tudo na base do autodidatismo de consumidor.
Cara, leu meus pensamentos! Pessimismo e coitadismo, ta aí o que me desanima a acessar por aqueles lados.
ResponderExcluirAgora respeitei,só uma correção:Zeiss e depois Rodenstock,já e usuário de lentes multifocais?
ResponderExcluirBotei em ordem alfabética...
ResponderExcluirNão uso multifocais, tenho só uma miopiazinha (o astigmatismo sumiu).
Mas tive de comprar uma pra minha coroa.
Peguei a Hoya em vez da Essilor -- pela qualidade (que conheço da 'miolight' trivex; da outra já fiz umas 'poli' e não aprovei por causa do resíduo azulzinho e por ter rachado, sem garantia, e ainda a 'poli' polarizada com anti-isso e anti-aquilo, que achei boa apesar do preço e do baixo índice de refração) e pela garantia.
Me interessei pelas alemãs (escolheria a Zeiss), mas doem nos rins, especialmente as multifocais e as demais que não são fabricadas no Brasil.
A Zeiss abriu um fábrica no Rio,por incrível que pareça são as lentes com o melhor preço do mercado.Abre o olho na ótica que tu vai.
ResponderExcluirPepino tinha as mesmas ideias que eu e talvez até alguns contatos iguais tbm heheh Mas quem aguenta o BOSS"ta" kkk
ResponderExcluirDigam pra ele que eu to chamando ele pra ca que ele se vem kkk Se vier baita reforço pro blog
ResponderExcluirDepois de ter lido todo o site da Zeiss (o local e o grinco), cheguei a ligar pro atendimento da Zeiss Brasil: um lixo (fiquei com vontade de dedurar pra matriz). De repente melhorou.
ResponderExcluirQuanto às óticas: uma época eu e minha mina míope viramos "O Terror das Óticas" -- uma foi passando a informação e até a foto pra outra, inclusive devem ter discutido em convenções. kkkkkkkkk
Agora tô desencanado (até resolver/precisar de óculos novo).
E como tem vendedor(a) anta.
Outra hora falamos no quesito 'armações ilimitadas'.
Gamarra por falar em coisas nossas...Escuta essa clássica do Noel Rosa...até a musiquinha de inicio tem a cara do blog...cara de buteco heheh Vejam aí...
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=LzS61CE3X2U
Não cheguei a pegar essa época.
ResponderExcluirOutro que anda desgarrado e também vi no imped. é o Avrin (ex-Hans S.), banido na 2ª leva. Deixei recado lá, mas decerto nem viu.
Esse blog é coisa nossa...Esse boteco! E essa é a nossa musica http://www.youtube.com/watch?v=LzS61CE3X2U heheh
ResponderExcluirPor favor,não me apareça aqui! kkkkkkkkk
ResponderExcluirBaita post Cíffero....e pensar que esse manto já foi tantas vezes desonrado por perebas.....
ResponderExcluirBonny & Clyde
ResponderExcluircelestino :ô Falcão ai não é hora de brinca!!! viram o que Falcão fez?
ResponderExcluircomentarista: mas sofreu falta, no lance...
f5 tentando dar um balãozinho na meia lua da área do Inter quando o jogo tava ainda 0 x 0.
isso nunca mais na vida vamos ver, os jogadores de hoje em dia não tem bago pra isso.
grande f5!!! ídolo eterno!!!
fenomenal.
Muito bom o posto equino.
ResponderExcluiro radio naquela epoca era muinto melior, o si era.
ResponderExcluira telefunken tamem.
o pepino reclamava da corneta em demasia do pessoal, e avacalhava legal qualquer um, "incrusive" o boss rerere
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirFoi tu ou o @Henze_Saci:disqus que escrevem o texto do link?
ResponderExcluirhttp://www.internacional.com.br/pagina.php?modulo=1&setor=3&codigo=41
Esse conhece...
ResponderExcluirPra retribuir, segue um Cartola...
http://som13.com.br/cartola/rei-vagabundo-a-mangueira-me-chama-sempre-mangueira-folhas-caidas-eu-e-as-flores
Entrei no link do Uol pra ler sobre o redivivo SOLTO DEMORA, que chegou de viagem botando banca.
ResponderExcluirEis que, mal começada a leitura, não mais que de repente me distraí com uma caixinha à direita da página me pedindo pra votar em bunda de musa. No mínimo um ótimo passa-tempo (mesmo pra quem tá sem tempo).
Mas vejam só que nome sugestivo a nossa candidata tem: Viviane COITINHO (isso mesmo, diminutivo de COITO).
Daí biquei os coments, tem discussão sobre uma pendenga da nossa candidata foi classificada na 1ª fase (a de grupos, supongo), mas foi desqualificada pelo regulamento (tadinha, contava só com 17 aninhos), cedendo lugar a tal Coitinho. O nome da criança é Gabriella Grass. Alguém aí se habilita a convidá-l pelo 'feice' pra convidá-la a dar uma chegada aqui no buteco? Deixei um recado no coment que ela postou ( p.2).
Tem ainda uma gata 'Souinter' que tascou vários coments em defesa da amiga. Também merece ser convidada a este sítio.
http://esporte.uol.com.br/belas-da-torcida/enquetes/enquete-infinita/2012/12/12/qual-bela-da-torcida-tem-o-bumbum-mais-bonito.htm#comentarios
Vota lá, Senomar!
ResponderExcluir[link acima]
po descobri só hoje que tem esse blog do sacizão...Sou leitor assduo do outro lá, e notei mesmo que os comments diminuiram e a qualidade ta cada vez menor..Cara ta enchendo o saco esse papo de gazela tá com um cano, que esse ano é deles. bla bla bla..Tu ouvir isso de gremista iludido ainda vai, agora "colorado" apavorado para meu...Vão se lavar com soda...Faz 13 anos que todo inicio de ano eu escuto a mesma coisa, já ouvi que tuta era matador, PErea jogador de seleção, marcel matador, gladiador , etc...e TÌTULO?CADE...Chega....ontem no meu predio pareciam que tinham ganho um campeonato tamanha a festa....
ResponderExcluirE aí, veinho, tranquijo?
ResponderExcluirApós muito tempo, tive de retomar a parada em virtude do banimento (1º eu, gamarra e ciffero; depois alguns outros). O buteco já tem 15 postos, publicados todo santo dia ou noite pelos 3 estopins.
<<<<<------- Dá uma conferida nos textos clicando à esquerda em "Arquivos do Blog": 2013.
Aos poucos a bagualzada dos renegados e excomungados vão se aprochegando.
Pra começo de conversa, o chat é não só liberado, mas incentivado. Sem gazelices e prima-donices.
Mazáááá, É isso aí, véio... espalha pra gurizada...
ResponderExcluirBoa Henze,tomara que apareçam,bem simpática a Souinter.
ResponderExcluirAndei reparando no teu mau humor por lá.Apareça mais seguido pq aqui ñ tem corneta,pelo menos por enquanto. kkk
ResponderExcluirTá chegando a hora da vampirada,até mais!!!
ResponderExcluirPelo visto o Gamarra vai furar (não concatenou as idéias ou ficou sem tempo), de modess que excepcionalmente não teremos posto novo hoje.
ResponderExcluirTodo caso, não temos novidade digna de nota nesta quarta-feira.
Mas isso tudo é ocasião pro autor do presente texto ficar em pauta mais um dia, possibilitando inclusive que ele chateie aqui com a gurizada (já que ontem à noite tava atarefado).
Pena que provavelmente não poderei participar.
Enfim, caso o Gamarra não se apresente, amanhã eu mesmo compenso com um texto fornido, de 2 páginas, no estilo que faz o pessoal praguejar contra mim. A bem da verdade, tenho uma carta na manga que estou relutando em tascar, a fim de não ser apedrejado (é dum colaborador inédito).
"Simpática" é apelido.
ResponderExcluirDeixe-a deslizar à vontade, Ciffero. É prerrogativa delas a falta de concordança.
ResponderExcluirTranslatamente,
HS
Acho que esse texto do Cíffero merece mesmo ficar mais um dia.Na real ñ precisa ficar bostando todo dia,muita pressão acaba tirando o tesão.
ResponderExcluirPior. Cansa quem escreve, cansa quem lê.
ResponderExcluirSem frescura e sem estresse.
Também acho que não existe essa necessidade da escrita diária...
ResponderExcluirVou tentar escrever um texto amanhã dinotchê...
Opa, concurso de bunda na área! Temo nessa!
ResponderExcluirabre o jogo, ajoelhou tem que rezar...
ResponderExcluirquem serã o colaborador misterioso que atiçará os instintos judeus nos vagabundos (como se chamam os frequentadores de buteco? (nao vale botequeiros)
Verdade Henze, nem te estressa em querer postar algo ovo todos os dias.
ResponderExcluirO blog está show!
Pois é... Lá só se critica o Internacional e se enaltece o Gaymio...
ResponderExcluirAqui é um blog onde a galera torce pro colorado independente do campeonato.
Pra eles 2013 já acabou... huahuahuahua
ResponderExcluirVerdadeeee...
ResponderExcluirSe vocês não querem o clima de pessimismo aqui no Blog, favor esquecer a ideia de convidar o Flamarion pra postar aqui...
ResponderExcluirSempre achei ele um cara super gente boa, mas esse ano esta intragavel, só queimando os jogadores do Inter e aclamando os pijamas...
POR FAVOR, aqui é um blog dos colorados de todas as competições e jogos.
Sem mais...
Tai o maior exemplo,o Henri nem lê os posts.Não é verdade Drogue?
ResponderExcluirAgradeço-te, Dante, ainda que com certo atraso.
ResponderExcluirCdP
Bah, a bunda numero 6 é da minha cidade...foi musa do figueira, tomou tanto amabolizante que esta na fila do transplante.
ResponderExcluirescreve mesmo....tenho saudades daquele tempo tbém.
ResponderExcluirComo diria o alter ego do Bukowski, interpretado pelo canastrão Mickey Rourke, em Barfly: "Since you put it that way...". Aqui estou eu.
ResponderExcluirSobre o filme Barfly: vale conferir um dos melhores pares de pernas do cinema : Faye Dunaway.
Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós!
ResponderExcluirMedeiros e Albuquerquemente,
CdP
Sem mais, subscrevo-me,
ResponderExcluirLisonjeadamente,
CdP
Mas nós faríamos um excelente contraponto a ele...
ResponderExcluirAgonisticamente,
CdP
Em tempo: o colaborador inédito é anônimo?
ResponderExcluirLeio depois de algum tempo chateando aqui com a galera... hehehehe...
ResponderExcluirMas na verdade os textos aqui são sempre excelentes, alto astral...
No outro blog dificilmente eu leio os posts...
Gramado sintético pelo jeito é moda no México.
ResponderExcluiro pessoal ta sumido hoje,ñ sei o que aconteceu.
ResponderExcluirPelo jeito andas atarefado ultimamente?
ResponderExcluirA quem interessar possa, retomo uma conversa de que não participei hoje à tarde, sobre lentes...
ResponderExcluirAí vai uma pergunta para o Sandro (ou para o Henze): nos meus óculos estão lentes multifocais Rodenstock (miopia + astigmatismo + "vista cansada"). Paguei algo entre 2500 e 3000 só pelo par de lentes e achei um roubo. É bem verdade que nunca enxerguei tão bem na minha vida. Pergunto: mesmo assim, fui roubado?
Ingenuamente,
CdP
ser for assim vou ter que sair....
ResponderExcluirColoquei uma pergunta para você lá em cima faz um minuto... Obrigado, desde já.
ResponderExcluirtu anda mais tranquilo,ando até estranhando.Não sai ñ,tu é coisa nossa.
ResponderExcluirE a Dayusa, musa do blogue? Alguém tem notícias?
ResponderExcluirObservem que, ao lado dela aí nas fotos da coluna da esquerda, está um tal Luiz Cesar. Será o Souto de Moura?
Depende CdP,uso uma cortesia de Zeiss de 4,3 conto.Teria que ver o índice de refração da lente,assim como se ele contém sistema de escurecimento.
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirObrigado, Sandro. Só o fato de você não dizer prontamente que fui roubado já é um alívio.
ResponderExcluirnão teria saido mais barato um cirurgia para corrigir o problema?
ResponderExcluirA Zeiss tem uma lente free form,com o mesmo ídice da minha mais escurecimento que custa 8 conto. kkk
ResponderExcluirEstou tão acostumado com os óculos que nem cogitei da hipótese...
ResponderExcluirAinda bem que meus negócios no escritório não estão mal. Um dia chego lá...
ResponderExcluirNa real o papo do Quevedo postar aqui foi uma piada...
ResponderExcluirE realmente, com a saída de alguns ele colocou as manguinhas de fora... Eu nem leio o que ele escreve, já sabe-se o que vem...
E lá na concorrência o Cristão Garcia assumiu a liderança com 2 postos num só dia... kkkkkkkkkkkkk... tá homenageando o Chorão, só um Cristão pra fazer isso, mesmo...
É bem estiloso esse tijuana.
ResponderExcluir