quinta-feira, 5 de maio de 2011

Quarta-feira de cinzas


Caution Crime Scene Tape Images

Manhãzinha de 5ª pós Gato Negro (bom vinhozinho chileno que tava descansando na "adega"), ainda nem li nada sobre a nossa eliminação e a dos demais brazukas que foram pra banha ontem à noite (gazelas inclusive).
Então vou me centrar um pouco no que vi de corpo presente.

Não sou pessimista, mas desde a partida em Montevideo escrevi, falei e argumentei que não tava gostando do time e da escalação. No Centenário escapamos de tomar goleada já no 1ºt, e o gol "fortuito" do Damien deu ares de vitória à peleia. Eu já sabia em tese, mas o jogo contra Emelec no Bera, apesar da vitória de 2 a 0, deixou bem claro pra mim o seguinte (vou repetir):
Dèzin e Dale juntos, ainda mais em jogos pegados contra times que marcam forte (como todos na Libertas), simplesmente não dá pé -- são lentos e frágeis, param na marcação e não conseguem chegar à frente.
Com isso, Damien fica isolado, até porque o 2º atacante também acaba à mercê do marcador -- foi assim com o Sóbs e pior ainda com o franzino Oscarito; ontem passou o jogo encalacrado pelos uruguaios.
Nossa lateral direita é piada, Nen-corredor dá muito espaços, o que melhor ele faz é tirar bolas de careca na defesa, mas como lateral é uma desgraça, e um time capenga de lateral é presa fácil; não foi à toa que os 3 gols do Penharol saíram pelo lado dele.
Defesa baba essa de Boolívar e Diguin Sukin, ontem nem a dupla de volantes Guina e Bola conseguiu salvar (até porque os loco chegaram pelos lados); esses dias ouvi duma pessoa ligada ao Falcão: "como é que ele vai tirar o capitão do time?" (aliás, ontem o "General" não falou nem com o juiz, enquanto Falcão teve de passar instruções ao Renã); quando Zorondo se quebrou, reformei muito ao Inter que precisávamos contratar um zagueiro de verdade com urgência.
Em suma, taí a minha explica pro naufrágio nas oitavas.

No treino, Falcão tinha usado um 433, com Tinga e Sóbs no lugar do Dèzin e Oscarito. Beleza, pensei. Daí a escalação vem com Dèzin e Oscarito... O guri fez o gol de cara, a 1 minuto, era tudo o que queríamos, pegar o visitante desprevenido. Daí minguou o jogo pra ele, arma ótima pra contrataques que não se ofereceram. Até porque de cara também deu pra ver que o juizeco (pra variar) tava jogando junto com os uruguaios.
Apertamos, com altas dificuldades pra chegar na área, até fizemos o 2º, anulado por impedimento, Kréber perdeu outro (deu um bico pra fora em vez de colocar).
Fomos pra banha de maneira patética
E aí veio o intervalo. Comentei com as parcerias: tá feia a coisa, não podemo tomar gol, Falcão tem voltar com o Tinga no lugar do Dèzin, que tá parando na marcação e meio desligado, e de repente bota junto o Sóbs no lugar do Oscarito ou até do Nen... Voltou tudo igual, o mesmo time entrando tranqüilo em campo. Quinze segundos de jogo, cedemos o empate de maneira bisonha. Era preciso fazer mais um pra evitar os penais. Só que nossos jogadores, "zombie mode" total, pareceram não ter acreditado que nesse gol, então tomaram mais um 3 minutos depois, gol ridículo, o loco chegou a telegrafar o cabeceio, mas Renã já tava adiantado... Daí caiu a casa, a água que já tava na bunda subiu acima do pescoço. E que providências tomou o nosso estimado Falcão: chamou quem? Ricardugular? no lugar de quem? Oscarito? E ainda ficou bons minutos botando bafo no gurizão do Inter B, no melhor estilo Titenik. Porra, cadê o Sóbs?! cadê o Cave?! Se isso não era jogo pro gringo, quando seria?  E o Zé, por que o liberaram pra resolver "problemas particulares" (uma intimação judicial) na Bahia? Pois Ricardugular, tocado na fogueira como táboa de salvação, começou achando que uma mãozinha nas costas seria falta (como se fôssemos gambás ou urubus no Brasa), quando o puto do juiz tinha apitado o 1ºt sem dar nada pra nós, deixando bater e invertendo tudo. Em seguida, Tinga rendeu Dèzin. Mas, além da marcação dura com a conivência da arbitragem, os uruguaios começaram a catimbar, a ter cãimbra na orelha e no mindinho etc. E ainda quase veio o 3º num contrataque. Passada a metade da etapa derradeira (26'), Sóbs até que enfim foi chamado e acendeu a torcida; Nen saiu. Com 1 minuto em campo, acertou uma bomba, mas o goleirinho defendeu, assim como viria a salvar ainda outras 2 bolas (uma de bate-rabate na área e outra num chute de Dale aos 43'). Era tudo ou nada, tentativa de abafa, não tinha como existir mais esquema de jogo. Aos 45', Damien consegue uma cabeceada, acerta na trave... Adeus, Libertas 2011. Falcão pisou na bola, e os jogadores decepcionaram. Os 5 minutinhos de apagão nos custaram caro, mas esses minutos foram fruto de bastante tempo.
Os carboneros, em grande número como esperado, tinham sentido a borracha comer às ganhas pela mão dos nossos "bem-preparados" e equipados brigadianos antes de a bola rolar (alguém sabe o motivo? foi só por causa dos sinalizadores e rojões?), acabaram fazendo a festa na nossa casa. E a nossa ficou devendo (cadê o povão?! e até as organizadas andam meio anestesiadas e domesticadas).

A gazelada se assanhou toda, nós fora e elas podendo virar o panorama contra o Universidad de Chile no jogo das 10, na base da imorribilidade... Chupa, gazelinha!
E agora vi que o Olé chamou a nossa queda de "Portoalegrazzo", bem o que pensei antes de dormir -- foi um "Berazazzo". Mesmo assim, depois a Raposa foi mais esperta que o Saci, conseguiu fazer pior: melhor campanha disparada, ganhou fora de 2 a 1 da "baba" Once Caldas, o último dos classificados, e ontem perdeu o cabaço traumaticamente ao tomar 2 a 0 em casa (pra cúmulo da vergonha, o técnico Cucagado deu uma cotovelada covarde no Rentería e foi expulso). Outro que sifu foi o "guerreiro" e "heróico" Phluminense: 3 a 1 em casa e 3 a 0 na volta pro Libertad. Ou seja, o único brazuka a fazer gol nessa 4ªf fomos nós -- antes não tivemos feito mas tampouco levado. Assim, só restou o Santos do Muriçoca, classificado às oitavas no tranco e que escapou de cair fora das quartas porque jogou na 3ªf (0 a 0 penoso com o América no México). Se fosse na quarta, decerto iam se juntar aos quatro compatriotas que ficaram de quatro.

E agora? "A vida continua", é o que dizem nessas ocasiões -- "continua", porém de momento requer que esfolemos os dedos escalando o precipício. Sem drama.
Bre-NAL nos próximos dois domingos pra decidir o Gauchão (eu não disse que iam "sortear" o carequinha Jan Pierre? depois vai ser o Vyaden...).
.
E se quisermos voltar à conquista de títulos importantes, é preciso com urgência uma REFORMULAÇÃO, REPLANEJAMENTO e mudança de MENTALIDADE!
Falcão veio declarando almejar um futebol feliz como técnico, mas vida de técnico não é nada fácil, ainda mais se treina o clube pelo qual torce e no qual é ídolo. O golpe dessa eliminação frente ao Penharol foi forte, mas disso tiraremos mais forças pra darmos a volta por cima. OOOOOOOOO... SEJA MAIS GUERREIRO!

Ata do desastre: Inter surpreendido pelo Peñarol ("surpreendido"? acharam que os loco vinham só pra fazer turismo?)

BENZADEUS! (Le Ruque-Raque Blogue & The Black Tape Project)

Feed-feed