segunda-feira, 25 de março de 2013

O Brasileirão e os dias

Por Ciffero de Parvalho

O Campeonato Brasileiro (vulgo “Brasileirão”) começará no dia 26 de maio, portanto daqui a exatos dois meses. O certame estender-se-á até o dia 8 de dezembro. Ora, entre 26 de maio, data de início, e 8 de dezembro, data final, a Terra dará 197 voltas em torno de si.

O Campeonato será interrompido, para dar passagem à Copa das Confederações, entre os dias 10 de junho e 6 de julho, isto é, durante 27 dias, reduzindo-se o número de dias com futebol no Campeonato Brasileiro para 170.

Trabalhemos então com o número efetivo de dias com futebol: 170. Esse número, dividido pelo número de rodadas, 38, redunda em um jogo a cada 4,4 dias.

Pausa (muitas, de semibreve): vejam que, no parágrafo anterior, usei o termo “efetivo”, para dar uma faceta administrativa ao texto. Como sabemos, palavras como essas são “efetivamente” expletivas, isto é, desnecessárias: só servem para encher a paciência de quem lê. Retirem-nas do texto e verão que o sentido não é alterado. No primeiro parágrafo, lá em cima, usei a interjeição “ora”, verdadeiro cacoete jurídico, utilizado sempre e conscientemente por esse que vos fala, como marca do ponto de onde parte o discurso. Nesse caso, não há falar em caráter expletivo.

Se o Campeonato Brasileiro é disputado em 170 dias e a Copa das Confederações em 27, temos o já citado número de 197 dias ocupados em um calendário de rígidos 365. O saldo de dias livres para outras competições é de 168 (365 - 197 = 168). Desse número, 168, tiramos os regulares 30 dias de férias, e chegamos a outro: 138. Portanto, todo o incômodo que assola os torcedores que não suportam os certames estaduais está contido nesse intervalo: 138 dias. Durante esse tempo, sugiro que os apreciadores de futebol dêem mais atenção às suas esposas...

Torcedor que não curte o Estadual aproveita pra dar mais atenção à patroa (bonus #1 by Henze)

Pausa (algumas, de semínima): para não dizer que apenas listei os problemas sem oferecer soluções práticas e imanentes é que, “pró-ativamente” (eis mais um termo ao gosto dos gênios administrativos), escrevi os parágrafos que se seguem.

Particularmente, considero o Campeonato Brasileiro muito longo. Chega um momento, lá por setembro ou outubro, em que o tédio já começa a instaurar-se. Considero, também, o Campeonato Estadual muito longo: ao final de março, mês em que estamos, já poderia estar encerrado. Mas aí vem uma questão: se os dois Campeonatos são muito longos, o que fazer para torná-los mais interessantes?

Uma hipótese é dividir o Brasileirão em dois, por meio do conhecido “Efeito mitose” (Trata-se do popular “Brasileirão Mitótico”: copyright Ciffero de Parvalho): O campeão do primeiro turno decidiria o campeonato, em jogo de ida e volta, contra o campeão do segundo (se o mesmo clube vencer os dois turnos, será o campeão). Se houver decisão, o calendário precisará de mais duas datas.

Brasileirão Mitótico? (bonus #2 by  Henze)


Outra hipótese, mais ousada, seria dividir o Brasileirão em quatro (“Efeito meiose” ou “Brasileirão Meiótico”,copyright Ciffero de Parvalho): Dois grupos (A e B) de dez times, jogando, primeiramente, de maneira cruzada (A contra B, num total de 10 rodadas) e, depois, de maneira interna (A contra A, e B contra B, num total de 9 rodadas). Encerrados esses dois primeiros turnos, um cruzado e um interno, fazem-se os jogos de volta (mais um turno cruzado e mais um turno interno, portanto). De cada turno, sai um campeão (os turnos são decididos em jogo único entre os campeões de cada grupo, como no molde atual do Gauchão). Finalmente, chega-se às semifinais do Campeonato, disputadas pelos campeões dos 4 turnos, para decidir quem vai à Finalíssima (se um clube ganhar dois turnos, passará diretamente à Finalíssima; se ganhar três turnos, será declarado campeão).

Brasileirão Meiótico? (bonus #3 by Henze)

Os Campeonatos Estaduais, por fim, poderiam ser mais curtos, aproveitando-se o tempo restante para um torneio regional (Sul, Sudeste, Norte, Nordeste, Centro-Oeste) de tiro curto. Para não esfriar essa espécie de torneio, seus campeões levariam uma bonificação (três pontos?) para o Campeonato Brasileiro ou para os certames em que estiverem inseridos.


Matemática, biológica e efetivamente,

CdP, leitor de Hesíodo

BENZADEUS! (Le Ruque-Raque Blogue & The Black Tape Project)

Feed-feed