quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Internacional 3 X 0 Salgueiro-PE (oitavas da Perdicopa - jogo de ida)

PÓS-PELEIA

Grata surpresa que se confirmou foi a escalação de Alisson no lugar da Irmã Muriel. No primeiro tempo (assisti só a partir dos 15’), o Inter encontrou bastante espaço pra chegar à frente.  O principal, porém, negou-se a acontecer. Golos perdidos por falta de pontaria, por afobação ou ainda por azar mesmo. E parecíamos o Carrossel Holandês, só que desajustado. Por exemplo, Enrico Yoda caiu pro meio, e a lateral-direita ficou a cargo do Ygor.
Mal começou a etapa derradeira, com Scocco Tucán Nacho rendendo Ygor e Yoda indo pra LD, abrimos o placar em penal sobre o Damien (3’), muito bem convertido pelo Dale. E o Salgueiro, que tem até nigeriano e japa, não se achou mais no banhado. O Inter se ligou o tempo todo e teve sintonia na pressão exercida . Ampliamos aos 21’ com bela jogada dos gringos: Dale pra Furlã, e dele pra Scocco.  Antes disso, aos 19’, Tavin tinha entrado no lugar do Damien. Aos 27’, foi a vez do Alex entrar no lugar do Chikréber 
e entrou bem!  Aos 42’ saiu o golo de cabeça do uruguaio, o melhor em campo. Último lance: tirambaço do Alex no travessão! E parece que o simples fato de Alisson estar sob as balizas bastou pra não sermos vazados. Ótimo resultado em noite de vento frio, temperatura baixa e chuva constante. Carcará saiu depenado e regelado. Eis da goleada a ata e a desata.
Três sem tirar!

PRÉ-PELEIA

Que Inter teremos pra enfrentar o azarão da CoBra nestas oitavas? A par da Síndrome do Favorito — que no nosso caso tem menos a ver com salto alto do que com bloqueio mental — o Colorado readentrou numa fase de incertezas, desacertos e falta de liga, pra não dizer zica. Enfim, não quero enveredar-me pela corneta disfarçada de contestação tática ou vice-versa, até porque não sou bom nem numa coisa nem noutra. Mas em verdade vos digo, prezados e desprezados habitués deste estabelecimento: embora sem ter acreditado a sério, fiquei meio empolgado com a possibilidade da escalação de três atacantes (Furlã, Damien e Tucanacho), e não apenas pra enfrentar o Carcará do Sertão

Seria uma ousadia ofensivista que, como tal, combina muito pouco com o dunguismo. E fica mais implausível por tratar-se de mata-mata. Golo em casa custa o dobro, e tem sido mais fácil nosso arqueiro buscar a bola dentro da meta do que seu antípoda fazê-lo. Por outro lado, pelo menos no caso do presente adversário, a tendência é que enfrentemos uma retranca; ainda que, na qualidade de franco-atiradores, os cangaceiros devam assanhar-se em contrataques visando lograr o tão precioso golo qualificado, o ferrolho deles só deverá ceder se abrirmos vantagem. 
A equipa de Marcelo Chamusca, com quatro desfalques, terá a seguinte formação: Mondragon; Tamandaré, Alemão, Raniery e Daniel; Moreilância, Pio, Rodolfo Potiguar, Victor Caicó e Yerien; Fabrício Ceará. É um 4-5-1 com quatro volantes, mais o atacante nigeriano Yerien encarregado de municiar o ponta-de-lança.

Quanto à nossa escalação: tudo indica que Dungo deixará Scocco no banco, bem como Alex, que dará lugar ao Farbício Chupa-Cabra, deslocado da cancha-reta esquerda pra meia-cancha e assim propiciando o retorno de Chikréber. Outro improviso é Enrico Yoda de novo na lateral-direita. Ou seja: teremos um lateral improvisado como meia e um meia (dito atacante) como lateral. A justificativa no caso do Chupa-Cabra é que, imagino eu, fez sucesso como meia em clubes de menor expressão do interior paulista; somente quando foi pra Lusa, em 2010, encontrou um técnico capaz de perceber "que a soma de técnica e potência poderia fazer dele um bom lateral-esquerdo"; no entanto, ainda continuou "alternando entre a meia e a ala". Já o Yoda precisou vir pro Inter a fim de que seu talento como lateral-direito fosse revelado .

Fosse eu o escalador, conforme já exposto e alvo de controvérsia no posto anterior, promoveria o translado do Chupa-Cabra direto pra cancha-reta paralela e colocaria Yoda ao lado do Dale, junto ao qual teve boas atuações. Ademais, treinaria a ambos os improvisados no sentido de poderem, conforme a necessidade e a inspiração do momento, alternarem-se nessas duas posições.

Seja como for, confio numa boa atuação hoje, com placar "confortável" e tudo (mesmo com chuva e no Bera-Nóia). Mas contra adversários de primeira, receio que essa formação induza aos seguintes senões: Chikréber preso mais atrás, com freio-de-mão puxado, fazendo companhia pro Ruã; Yoda tendendo à frente (tomando-lhe bola nas costas); Uíliams de babá do Ronáudu "Mula-Manca" Áuvs; Chupa-Cabra a desgarrar-e pra linha de fundo esquerda, embolando-se com o Furlã; buraco no meio, com Dale sendo presa fácil da marcação.
Angorá

EXTRA! EXTRA! Alguém fez o favor de dar-lhe um tranco na irmã Muriel durante o treino ontem, e ela ainda está sentindo os quartos. Irmã Alisson, sua caçulinha, terá a oportunidade de fechar as balizas. 

BENZADEUS! (Le Ruque-Raque Blogue & The Black Tape Project)

Feed-feed