sexta-feira, 3 de maio de 2013

Pé na Copa! #1

Pra não deixar a "peteca" cair, vou atochar algumas poucas laudas sobre um assunto qualquer nesta cerracenta manhã de sexta (a propósito, o Salgado Filho permaneceu fechado das 4 às 6:44 em razão da neblina, pois ainda não possui o equipamento que garante operar sob condições adversas). Que tal a Copa!? É no que se tem começado a falar cada vez mais.   
Vamos faturar a Copa!
Antes de mais nada (o que não significa necessariamente "depois de menos tudo"), saliento a originalidade da expressão que dá título a este posto — de minha prolífera lavra (embora eu tenha verificado agora que alguns aventureiros já andaram empregando-na en passant) — pois a um tempo se baseia no popular brasileiro Pé na cova (ou a Penacova, distrito de Coimbra, donde penacovense) e alude ao local onde se preparam drinques e petiscos (na acepção de torneio, os lusitanos usam troféu, taça ou campeonato: "Campeonato do Mundo de Futebol"). Enfim, o Buteko também tem Copa!
Pelo lado do Inter, quase todo dia vemos notícia sobre a Reforma — anteontem o Sítio divulgou em vídeo que arredondados 68,5% da Obra estão prontos (hoje, noticiando que haverá Mais espaço pra pessoas com necessidades espaciais, reitera esse número em legenda duma foto onde se vê o relvado já verdejante em toda sua extensão.
Confira a gatucha falar 68,5% no microfone vermelho
Pela capital afora, temos presenciado o andamento várias intervenções da Prefeitura Municipal visando a melhoria da infra-estrutura de transporte: vias e corredores de autocarro sofrem renovação (até vi uns cartazinhos feito à mão: Obra pra Copa). Tudo como se fosse coisa doutro mundo... O fato é que a cidade continuará feia, poluída, estressante e decadente (nem calçadas direito tem). O prefeito Infortunati começou tardiamente as funções — a ver com seu jeito de songamonga, com finada esperança de roubar a Copa! pro Humaitá e com o preceito de que custa mais caro fazer algo com menos tempo — mas, mesmo que tivesse todo o tempo do mundo, provavelmente não veríamos aquela maravilha de progresso (no bom sentido do termo, se é que existe). Mês passado, virou o foco das atenções por ter nomeado o Kiko embaixador da Copa!, coisa que muita gentalha achou de última (no meu caso, tô cagando estou defecando e andando; ou melhor: pena que o Chaves tenho partido desta pra melhor); mas a iniciativa também encontrou seus entusiastas, como se vê na faixa abaixo (encruzilhada da Protásio com a Ramiro — retirada de ontem pra hoje!).  
Por que Prof. GirafalesGentalha estão em vermelho (enquanto o resto está em azul)?
Também a iniciativa privada toma suas providências: constrói-se ou reforma-se um que outro hotel, abre-se ou reforma-se uma que outra pensão, bares e restaurantes começam a olhar pros preços do cardápio, cafetões e cafetinas providenciam curso de línguas pra suas "novatas", etc. Os cidadãos tampouco querem ficar pra trás: há gente ajeitando acomodações em suas residências pra receber os turistas. Ou seja, tudo voltado pa Copa! todo mundo sonhando em lucrar com os turistas. Lamentam apenas, talvez, que Porto Alegre tenha ficado de fora da Copa das Confuderações, a ocorrer mês que vem (com ingressos pra lá de salgados). 
Preços em Peso Filipino (oficialmente Piso)
De minha parte, limito-me em sonhar com as gringas que porventura desembarcarão por aqui... No mais, todos decerto conjeturam quais seleções ficarão sediadas em solo gaúcho, de que jogos o novo Beira-Rio será palco. A do México, já que o Kiko é nosso embaixador? Quais vocês gostariam de receber? A dos Istaduzunídus, com seus dóla (pronúncia acariocada, o d puxando pro b) e riscos de atentado? E afinal, como é mesmo que se dará a escolha de quais chaves cairão em quais sedes? Só sei que pra mim não dará pé assistir in loco: a Copa! é primeiro pros gringos, depois pralguns endinheirados locais (portanto, estou excluído, porque nem como voluntário conseguiria).
Que tal o Mr. Bean como Embaixador da Copa!? E depois pra prefeito?

BENZADEUS! (Le Ruque-Raque Blogue & The Black Tape Project)

Feed-feed