terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Levanta a cabeça, Colorado! [depois de vomitar]

Ainda na base da raiva, da frutração e da tristeza, vou desabafar aqui.

Vomito, logo existo.
Vários indícios nos últimos meses mostraram que tinham algo essencialmente errado no Inter.
Sei que é fácil falar agora. Mas se não falar agora, vai ser quando? Antes ia ser cornetagem.
O soro da verdade dói, e a verdade é necessária.  Chega de tapar o sol com a peneira e dourar a pílula.


O Inter simplesmente foi ridículo hoje, um fiasco. Faltou colhão (segundo o FC, "faltou competência"; pergunto: de quem? no quê?). Alguns de nossos supostos guerreiros amarelaram, pipocaram, sei lá, foram meros simulacros do que esperávamos. Nossas madonas perderam gols "feitos" ("consagraram" o goleiro) e levaram gols "bobos". Se ferraram bovinamente.
Outras coisas nem dá pra chamar de surpresa. Tipo nosso goleirinho depressivo, gelado, mão-de-alface e bracinho-de-jacaré. É uma, é duas, no máximo na 3ª ele tá com a rede cheia. A zaga ratona. O centroavante com aquela dificuldade crônica pra fazer gol. Todo mundo vacilando e se omitindo, sem sangue no olho, sem vibração nem nada, só sangue-doce e baratinamento. Nenhum Iarley, Clemer, Fernandão ou Abel pra chamar na chincha.  Sandro e Taison viraram caixa no meio do ano. É muita enganação, gente boa. Daí chamar do banco a gurizada pra tentar resolver a parada, inclusive o melhor jogador eleito da Libertas, quando a água já tava no pescoço, parece forçar demais aquele lance das coincidências. P.ex. por que Dale tava tão recuado? Por que Sóbis tava batendo falta e escanteio? Por que Alec ficou em campo tanto tempo num jogo daqueles? Por que Dèzin não entrou? Por que não mudou logo no intervalo, botando Giuliano e Damien? Por aí vai. E pensar que "abandonamos" o Brasa pra isso...
E a torcida colorada no estádio? Tá certo que a tv só mostrava os 47 canibais que a Fifa pagou pra enfeitar a festa, mas os nossos milhares de torcedores pareciam um banco de múmias paralíticas (vai ver tavam pensando nas contas da viagem).
Enfim, bem que algumas malas poderiam de repente ficar por lá mesmo. As máscaras caíram, e o barraco tá balançando. Chamem o Dr. Guilhotina.
Era isso. Meus sinceros parabéns ao TP Mazembe. O dossiê de 50 páginas preparados pela nossa comixão ténica errou feio: o TPM não foi nem "violento" (nada diferente do que estamos acostumados por aqui), muito menos "camicase" (pelo contrário, cozinharam a gente e jogaram com inteligência).
Ah, não me lembro de ter sonhado com resultado, só que na antevéspera sonhei que tínhamos levado 3 a 0 do campeão africano. Agora queria sonhar com a senha das ogivas nucleares.
___________________________________________

P.S.#1: Ou tá tudo errado, ou tá tudo normal? Tamo esfolados e quebrados, escalando o precipício, ninguém esperava este tombo, apesar de termos tido vários indícios nos últimos meses. Não vamos fazer terra arrasada? Bá, eu p.ex. tô muito arrasado pra isso. Agora, resgatemos a humildade, Colorados! Não apontar os erros pra tentar corrigi-los é arrogância e inconseqüência.
No mais, como a crônica esportiva brasileira se compraz desprezando os outros: mexicanos, africanos, orientais. Só os europeus, os brasileiros e os hermanos têm valor?

P.S.#2: "É isso aí" e "bola pra frente" dentro dumas. Senão parece aquelas pessoas que dizem: "é só um jogo de futebol...". O bagual não pode nem admitir a tristeza? tem de ficar sempre arrotando isso que aquilo? Pô, a humildade foi embora? Muito torcedor e a direção passaram a confundir orgulho com arrogância e ficaram se achando. Mas e o povão colorado, cadê? Ah, não são sócios.

P.S.#3: Difícil mesmo é se manter no topo. Pra isso precisa muita coisa: humildade e senso-crítico, p.ex. Mas onde tava ontem a gana de ganhar, a vibração? Quanto à torcida, pela tv achei que parecia um monte de múmias. Não cantaram? Não berraram? Gritaram o nome dos jogadores antes? A tv quase só mostravam os canibais que a Fifa bancou, e da torcida colorada só deu pra ouvir quando pediram o Giuliano. Mas os jogadores não foram lá na frente antes saudar a torcida... Quem pensam que são? Por acaso tinham se vendido? Já o Rot virou as costas pros jogadores ao apito final.

P.S.#4: Uma hora algum time da AL ou da UE teria de perder na semi. O Inter fez apostas erradas e persistiu no erro durante os últimos meses. Mas por que menosprezar o time africano (assim como os mexicanos e das demais regiões)? Quanto a estar em Abu-Dhabi agora, pode ser menos pior do que estar em Porto Alegre -- o pior é a volta (pra quem não tava aqui: teve carreata, queimaram todo o estoque de rojão vencido até a madruga, etc.). Não dá nada, esculachem à vontade. Pra delegação, é bom terem ainda esses dias por lá, refrescarem as idéias, coisa e tal.

BENZADEUS! (Le Ruque-Raque Blogue & The Black Tape Project)

Feed-feed