quinta-feira, 11 de abril de 2013

Prantéu

PREÂMBULO

Bá, sem jogo durante a semana, mas tenho de me botar numas, mesmo de ressaca numa manhã de quinta, e atochar um posto postiço falando sobre qualquer coisa de qualquer jeito. O Prof. Eleutheryo Planaldus tinha prometido um texto sobre Futebol 7, mas decerto pintou algum contratempo na Grécia Antiga e ainda não mo pode enviar. Buenas, dêem play abaixo no realejo (orgue de barbarie) e sigam lendo.
"Les singes de Michel Bertrand"
"PRANTÉU"

Esse meu neologismo de sonoridade caipira é uma mistura de plantel com pranto. Aplica-se aos times de elite que, mesmo com gastos substanciais, não conseguem montar um time eficaz e eficiente em todos os setores e posições, com peças de reposição à altura e baixo índice de lesões. No papel, podem até parecer um timaço, favorito a título e o escambau, porém nos 90 min as deficiências acabam aparecendo e contribuindo pros maus resultados, mesmo contra times pra lá de modestos. É então o ensejo pra alegações de que "não há mais bobos no futebol" (ou que "só tem bobo"), de que "o futebol está nivelado", de que "é uma caixinha-de-surpresas" e outras teorias desculpatórias. Em que pesem o despreparo e/ou má-fé das arbitragens, a péssima qualidade dalguns relvados, a "burrice" dos técnicos e a imponderabilidade do esporte, muitas vezes é inquietante o "cuspe-benefício" dum grupo caro, pago em dia, treinado por um profissional caro, com boa infra-estrutura e recursos humanos à disposição etc.

Batiscafo na oficina
Evidentemente, não é de hoje que o ludopédio tornou-se um grande negócio. A questão é: pra quem? Se os clubes viraram empresas e o torcedor não é um mero cliente, então a força motriz que faz girar o capital pertence a uma terceira natureza... Enfim, não me aprofundarei nisso porque meu batiscafo está na oficina, e o escopo aqui está mais pra subjetivo do que pra objetivo. 

Seja como for, falemos do "prantéu" colorado. O momento é de "transição", a reforma do estádio só termina no fim do ano, o técnico está há pouco tempo no cargo (e tem conseguido bons resultados), a fotografia do time mudou, a temporada mal começou, é preciso paciência etc. Mas não dá pra negar que algumas contratações e renovações foram de gosto duvidoso, que continuamos com deficiências preocupantes no time titular e que o banco é fraco. Senão vejamos:

Guarda-redes: longe de ser unanimidade, Murriéu passou a conviver com a sombra de Ramsés, o 3º goleiro, seu irmão caçula e esperança da torcida; porém Argenor tem preferência, enquanto Laurindo Scafandro fez que foi mas acabou fundo. 

Zaga: a dupla Ruã e Moleds se acertou, daí Moleds se lesionou, dando lugar ao gurizão Alã, mas deve retornar em seguida; o problema é que o veterano Ruã praticamente chegou lesionado no Inter, e talvez não agüente o tranco de tantos jogos; há ainda Daltonics, Jáquison, Romário (que Romário?), Ronauduáuvs e o encostado Yndio véio, num total de 8 zagueiros!

Laterais: Gabriéu, o sucessor do Neynhaka que não tem reserva (Élder?), declarou estar gostando da liberdade de subir ao ataque, porém às vezes parece esquecer-se da "liberdade" de voltar; Farbício (vulgo Chupa-Cabra, porque usa chapa) tem compensado com garra e comprometimento certa obtusidade e rigidez de cintura (animal de cancha-reta), é o reserva que virou titular por causa da lesão "crônica" de Kréber e da falta de opções melhores, portanto tampouco tem reserva.

Volância: o alento maior é o reforço Uíliams, que acaba de cumprir pré-temporada no DM, enquanto Djozymar e Yghor (ambos em recuperação) e o também reforço Aírtu disputam a outra vaga, ou seja, quem não estiver no DM joga (devem ser no máximo 2); Aírtu chegou agora, é um jogador pesado, com tendência a chegar atrasado e com fama de truculento, errou passes bisonhos e cansou fácil nas oportunidades que tem tido.

Meio-campo: temos Dalessandro, capitão, maestro e alvo do time, que incorporou a causa do Dungo e tem-se puxado bastante, é um jogador imprescindível que tende a não estar disponível em vários jogos (devido a cartões e desgaste); a outra vaga ficaria com Datlo, que não tem empolgado após sua recuperação (vacila muito, corre travado, peida na hora H etc.), ou com o recém-recuperado Frédy, que no último jogo (derrota pro Vec) entrou no lugar dele e conseguiu ser pior; o gurizão Tavin anima, sempre melhora o time; correndo por fora, ninguém menos que Vitojúnio (que pra mim está mais pra 2º atacante); especula-se que Diego (ex-Santos) nos reforçará a partir da janela.

Ataque: Furlã retomou seu bom futebol, Damien reencontrou o caminho do gol, porém o uruguaio é titular da Celeste, enquanto D9 voltou a ser convocado pela selecinha e está sendo cantado como a "bola da vez" a ser "defenestrada"; sobram Djiuberto (sendo "emprestável", deve ser emprestado de novo), Odalisca Hymen (operou os 2 pés ano passado, mas acho que os cirurgiões trocaram o esquerdo pelo direito e vice-versa; sem ritmo, nem sair do chão consegue) e Caius Canedus, o reserva de Furlã que tem dado ótima resposta (tanto que deveria ser também o substituto do Damien em vez da Mourisca).

Alguém da base tem cacife pra subir?
Quem poderia ser dispensado (considerando-se o contrato etc.)?
Quais as boas opções no mercado?
Qual a escalação e banco ideais?
Print "Scream" da página oficial do Inter (11/04/13)

CHEERLEADERS COLORADAS

O Inter resolveu implementar minha barbadinha inovadora de botar em campo um time de "animadoras de torcida". Segundo a nutícia no site do Clube, o corpo de baile ainda não tem nome  se estão esperando que eu batize, aqui vai: ops, quase que entrego o ouro! Vou mandar por e-mail ao nosso Departamento de Márquetin, pra que providenciem o registro de domínio.  A equipa das meninas entrará em cena tão logo termine a animadíssima pré-temporada (a estréia está prevista pra 2 de junho, em jogo contra o Bahea pela 3ª rodada do Brasa). E diz que o Cheerleading é até um esporte, reconhecido no Brasil desde 1998 — puxa, como ando desatualizado!
Registro do primeiro ensaio no galpão... Qual a Cheerleader Colorada mais gata? Bacana o lustre.
COBRA:

Saiu ontem à noite nosso próximo adversário da Copa do Brasil, o Santa Cruz, que confirmou vaga ao vencer o Guarani de Juazeiro (CE) por 2 a 0 no Arruda (vencera por 2 a 1 no jogo de ida). As datas ainda não foram definidas (em maio, mês de Maria e das mães).

BENZADEUS! (Le Ruque-Raque Blogue & The Black Tape Project)

Feed-feed