sexta-feira, 1 de março de 2013

O NOVATO

Tá na roda o segundo texto do Gamarra, meio outdated segundo ele próprio. Que seja. Apesar de que a validade em questão é renovável e relativa...

________________________________________

O NOVATO

 
Recebeu apenas uma ligação. Já era esperada. Estava tudo certo. Quando chegou foi buscado no aeroporto e foi levado direto ao seu futuro ambiente de trabalho. Bastava passar na perícia médica e assinar o contrato de trabalho – “regido pela CLT, por incrível que pareça” – pensaria, se soubesse o significado da sigla CLT. Encerradas as formalidades foram reunidos seus novos colegas de trabalho e foi feita uma breve apresentação coletiva do recém-chegado.

Então foi deixado só. Estacou diante de um banco onde haviam deixado o seu material de trabalho e contemplou pelo que pareceu um instante aquela camisa vermelha que tanto significado tinha para ele. “Tá dormindo, aí?”, aproximou-se o zagueiro de apelido sugestivo para um time bicampeão da Libertadores da América, “Quem é teu padrinho?”, perguntou de supetão. Antes que pudesse se recuperar e tentar elocubrar alguma resposta ouviu: “Aqui o negócio é o seguinte, joga quem tem parte com o pessoal lá em cima. Se tu não tem nada ajeitado eu posso te indicar um cara que mexe com isso, pq senão eu me encarrego de dar um jeito em ti no treino mesmo, capisce?

Ainda matutava sobre a impressão que causara nele aquela conversa e se perguntava o que poderia ter acontecido se tivesse tomado outro caminho. Olhou em volta e viu aquela multidão que vaiava enquanto ele e seus colegas voltavam cabisbaixos do vestiário. Notou que nada mudaria, pois não havia alma naquele grupo. Eram como putas. Se sentia sujo por vestir dessa forma a camisa vermelha que para ele já fora símbolo de garra, paixão e entrega. Repetiu como um mantra que fizera o que era necessário para dar conforto para sua família. Mas isso já não funcionava, ele se sentia menor, incompleto.

Ainda mirava um ponto indefinido do horizonte, sentado na sacada do seu confortável apartamento, quando foi interrompido, “Vô, vooooô, tá dormindo aí?”, levou um susto. Havia muito que quando ouvia aquela frase sentia o estômago embrulhar. Engoliu em seco e virou a face com dificuldade para encarar o neto, que trajava uma camisa vermelha, que já não lhe trazia boas recordações. “Vô, me conta de quando tu era jogador?”, suspirou, repetiu automaticamente o mantra há muito ineficaz, e se preparou pra mais uma sessão de mentiras dolorosas, pelo bem da sua família.


 
Gamarra Django

81 comentários:

  1. O As Mosca's à milhão...

    Segue a imagem da façanha de Nicolelis...

    ResponderExcluir
  2. Obviamente isso aconteceu comigo em algum universo paralelo dos citados no texto Genealogia Colorada...

    ResponderExcluir
  3. Só pode ocorrer isso,tanto pereba no meio do futebol ñ tem explicação.E tem gente que acha Edinho e afins grandes jogadores,quando falo isso ñ cito nem a raça,que acho imprescindível,mas sim tecnicamente falando.
    O maior exemplo de cara limitado,mas que conseguiu crescer tecnicamente,e o principal,que pra mim é ter visão de jogo,foi o Dunga.

    ResponderExcluir
  4. O Dunga até dava uns lançamentos no Inter, em final de carreira...

    ResponderExcluir
  5. eheheh. Rifa do que? E quanto? Quantos números?

    ResponderExcluir
  6. Texto deveras hermético. A prolepse do último parágrafo é, em certa medida, um complicador. Lerei com maior atenção amanhã, pois sexta à noite tenho alguns compromissos na Barra da Tijuca.
    Literariamente,
    CdP

    ResponderExcluir
  7. Resouvi rifar minha vaca por uma cauza nobri. 50 pila o numro.

    ResponderExcluir
  8. Pro o que? Proleps, bom nome pra vaca.

    ResponderExcluir
  9. Fala sério, CdP. Não me venhas com chorumelas...

    É um texto simples, sem maiores pretensões...

    ResponderExcluir
  10. O Inter vai surpreender no BR,podem escrever,o Dungo manja muito,na hora que trouxermos mais um meia de qualidade,o time estará fechado.http://globoesporte.globo.com/futebol/times/internacional/noticia/2013/03/atras-de-um-meia-inter-ve-escassez-de-jogadores-com-estilo-de-dale.html

    ResponderExcluir
  11. To apostando nisso tamb'ém...

    ResponderExcluir
  12. so vendi trez numeru ate agora, queru viajar pra lesboa, a cidade da muié boa, incontra minha auma gema, a vampirona vera olivera.

    ResponderExcluir
  13. ñ sou de Passo Fundo gente boa...

    ResponderExcluir
  14. Acho que esse meia poderia ser estrangeiro,é mais barato e normalmente são mais raçudos.E sem contar que jogam pro time.

    ResponderExcluir
  15. Isso não é regra, apesar de ser mais comum. Queria ver o Juninho Pernambucano no Inter, mas ele foi pros States ganhar uma bolada... mas chega de estrangeiros sobrando. se for assim que se livrem do Dátlo...

    ResponderExcluir
  16. Se vaca for uma figura de linguagem posso participar. Posta fotos... (ehehehehe)

    ResponderExcluir
  17. Juninho Pernambucano não... Véio demais...


    Pra mim os caras seriam:
    -Giuliano
    -Fernandinho

    ResponderExcluir
  18. Do Shakhtar... Meia que foi convocado pelo Mano Menezes açgumas vezes...

    ResponderExcluir
  19. Dátolo não serve pro inter.Podiam trazer o Diego Laxalt,esse se o inter não vendesse logo na primeira assistência,seria um ídolo.

    ResponderExcluir
  20. Só vi um jogo dele, que foi contra o Brasil no Sub-20... Jogou muito bem, mas acho que esses campeonatos não são parametros...

    ResponderExcluir
  21. Giuliano seria uma ótima! Mas parece que é caro demais...

    ResponderExcluir
  22. Acho que ñ,precisamos de um cara um pouco mais experiente.

    ResponderExcluir
  23. é um que joga ou jogava(parece que a inter de milão já cresceu o olho) no defensor do uruguai...ele joga na seleção sub-20 da celeste.

    ResponderExcluir
  24. Seria uma aposta,mas seria uma aposta quase que certa.Tenho certeza que ele ia se dar bem com o Dale,4lan e Damião.

    ResponderExcluir
  25. O foda é que esses gringos novos normalmente ñ vinga no Brasil,pode ver pelo histórico das ultimas apostas.Tem que trazer um cara que nem o Montillo.

    ResponderExcluir
  26. Verdade.
    Tem muito meias que jogam bem por aí,só não quero que apareçam com o Carlos Alberto.

    ResponderExcluir
  27. Mudando de assunto.Tu servistes ao exercito?

    ResponderExcluir
  28. Só pra saber comé...tenho que me alistar esse ano.

    ResponderExcluir
  29. Hoje em dia só serve quem quer.

    ResponderExcluir
  30. Eu estou em dúvida,por isso perguntei.É interessante saber de histórias de ex soldados.

    ResponderExcluir
  31. Como eu era um baita dum vagal na época fiquei apavorado,mas tenho vários camaradas que serviram e acharam legal.

    ResponderExcluir
  32. Dizem que é bom para quem tem vocação para o riscado. Tem que gostar de ordem, disciplina e hierarquia. É uma oportunidade de crescer na vida, caso não tenhas muitas oportunidades...

    Algo muito interessante é a http://www.espcex.ensino.eb.br/ te informa...

    ResponderExcluir
  33. Um amigo meu me relatou as experiências dele de quando serviu. Disse que não é fácil, mas vale a pena. Depois tu dá muito valor pra tudo que tu aprende lá...

    ResponderExcluir
  34. Aí, gurizada. Do blogue de um colorado...

    http://www.sul21.com.br/blogs/miltonribeiro/2013/03/02/porque-hoje-e-sabado-karolina-szymczak

    ResponderExcluir
  35. Vim saber da espcex tarde de mais.Já tenho 18.

    ResponderExcluir
  36. Isso é o colégio militar,completamente diferente.

    ResponderExcluir
  37. Mas já to no ano do alistamento.Só vou poder fazer depois de servir ou de ser dispensado.

    ResponderExcluir
  38. Passado o tempo, e o Exército sempre acompanhando a necessidade de aperfeiçoar o seu ensino superior militar, em 2011 implantou a nova sistemática de ensino de formação do oficial combatente da linha bélica onde ficou estabelecido que, a partir do ano de 2012, a formação profissional de quatro passa para cinco anos. Para isso, o grau de ensino da Escola foi elevado de médio para universitário, fazendo com que na EsPCEx seja cursado o primeiro dos cinco anos de formação do oficial da Força Terrestre. Ao término de um ano de estudos, o aluno aprovado tem o seu ingresso garantido na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), localizada em Resende/RJ, onde, como Cadete, prosseguirá na sua formação acadêmica pelos quatro anos seguintes e, ao concluí-la, será promovido ao posto de Aspirante-a-Oficial do Exército.







    Se bem me lembro quem serve tem algumas vantagens pra ingressar. A seleção é casca-grossa... te informa sobre isso...


    Pelo que entendi agora vale como uma graduação...

    ResponderExcluir
  39. Eu tomei conhecimento aos 22... Isso sim é tarde demais...

    ResponderExcluir
  40. Pode começar com 16 se não me engano,mas fala aí tu queria servir?

    ResponderExcluir
  41. Não. Na seleção disse que estava estudando (tava iniciando a facul, mas eles não checam nada...) e sobrei por excesso de pessoal...


    Mas depois, me informando sobre ITA e IME, conheci essa EsPCEx e me interessei, mas já era tarde...

    ResponderExcluir
  42. Acho que dar para aprender muita coisa,quer dizer...vc quebra a rotina e quebra os seus limites.Fora que vc é obrigado a ter bons hábitos e ter resistência.Por isso acho que vou falar que quero servir.Se eu passar tá bom,e se eu for dispensado tbm,vou ter mais tempo pra estudar.

    ResponderExcluir
  43. Cara,bem que eu queria,mas eu sou do AC.

    ResponderExcluir
  44. Déjà vu?!?!?!??!.....tu já tinha mandado esse texto pro BV Gamarra? Tenho a clara impressão de ve ter lido isso.

    ResponderExcluir
  45. Deus criou o barro...e o diabo esculpiu. Coisa mais linda.

    ResponderExcluir
  46. Li com mais calma agora pela manhã. De fato, tornou-se mais compreensível. Quanto à técnica, considero-a promissora, ainda que o focalizador (ou foco narrativo, na terminologia tupiniquim) dê algum trabalho ao leitor médio. O gancho do último parágrafo está bem trabalhado, não obstante o salto temporal ter sido um pouco grande. Ver Genette, "Discurso da Narrativa".


    Ciffero de Parvalho, membro honorário da
    École Pratique des Hautes Études

    ResponderExcluir
  47. Que coincidência, Ciffero. Neste exato momento eu estava respondendo pro Djamarra.
    E aí, desistiu de me mandar o texto? faltou tempo?

    ResponderExcluir
  48. Registro pessoal: depois de 3 anos, ouvi o Sala de Redação (nessa quinta-feira). Os caras ainda continuam discutindo se chamar colorado de "macaco" é racismo ou não. Para minha surpresa, o Coimbra foi o único que apresentou um discurso sensato (deve ter lido o que eu escrevi quando postava sob outro nome lá no blog do fotógrafo), atacando as baboseiras do Sant'Anna.


    Em verdade vos digo, o Sala ficou pior sem o Professor como âncora. O Denardin é um sujeito primário, não tem estofo para conduzir um programa que já contou com uns caras de alguma luz. Lauro Quadros é o menos pior. Estamos fritos.


    Culinariamente,
    CdP

    ResponderExcluir
  49. Djamarra, eu não retiraria o 'Ainda'.
    Essa anáfora faz a ponte sobre o córrego vertido pela ânfora da memória, revelando a analepse (flashback).
    E concordo que o texto não exige exegese.

    ResponderExcluir
  50. Acabo de receber o seu texto. Lê-lo-ei de imediato.

    ResponderExcluir
  51. Tem a ver com esta notícia?
    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/internacional/noticia/2013/03/blatter-anuncia-criacao-de-forca-tarefa-contra-o-racismo-no-futebol.html

    ResponderExcluir
  52. Peguei o bonde andando, mas creio terem mencionado o Blatter em algum momento.

    ResponderExcluir
  53. Falando em mulheres, bebo muito nesta fonte (e o Milton Ribeiro também, mas ele não o diz):

    http://www.yousexything.org/

    ResponderExcluir
  54. Djamarra, elucida o lance de quereres ter sido um Bolivery ou Bredinho no Inter.
    Chegou p.ex. a fazer teste?

    ResponderExcluir
  55. ░░░░░░░░░░░░░░░▄▄░░░░░░░░░░░SENTAAKICOLOGAY
    ░░░░░░░░░░░░░░█░░█░░░░░░░░░░SENTAAKICOLOGAY
    ░░░░░░░░░░░░░░█░░█░░░░░░░░░░SENTAAKICOLOGAY
    ░░░░░░░░░░░░░░█░░█░░░░░░░░░░SENTAAKICOLOGAY
    ░░░░░░░░░░░░░░█░░█░░░░░░░░░░SENTAAKICOLOGAY
    ██████▄███▄████░░███▄░░░░░░░SENTAAKICOLOGAY
    ▓▓▓▓▓▓█░░░█░░░█░░█░░░███░░░░SENTAAKICOLOGAY
    ▓▓▓▓▓▓█░░░█░░░█░░█░░░█░░█░░░SENTAAKICOLOGAY
    ▓▓▓▓▓▓█░░░░░░░░░░░░░░█░░█░░░SENTAAKICOLOGAY
    ▓▓▓▓▓▓█░░░░░░░░░░░░░░░░█░░░░SENTAAKICOLOGAY
    ▓▓▓▓▓▓█░░░░░░░░░░░░░░██░░░░░SENTAAKICOLOGAY
    ▓▓▓▓▓▓█████░░░░░░░░░██░░░░░SENTAAKICOLOGAY

    um bagual de nome Jsoares11 tascou isso no GE:

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/internacional/noticia/2013/03/disciplinador-dunga-passa-confianca-e-conquista-grupo-do-inter.html

    ResponderExcluir
  56. Muito bom, digno da série dolce naufragar in questo mare.

    ResponderExcluir
  57. Quem vai estar no jogo amanhã?

    ResponderExcluir
  58. Este aqui é mais espartano:

    ......................,../¯ ..//

    .................... ..../... ./ /

    .................... ..,/¯ ..//

    .................... ./... ./ /

    ............./´¯/' ...'/´¯`•¸

    ........../'/.../... ./... ..../¨¯\

    ........('(...´(... ....... ,~/'...')

    .........\.......... ..... ..\/..../

    ..........''...\.... ..... . _.•´

    ............\....... ..... ..(

    ..............\..... ..... ...\

    ResponderExcluir
  59. Daqui do buteco acho que só tu.

    ResponderExcluir
  60. Previsão é de muita chuva...

    ResponderExcluir
  61. Tá no ar o 2º texto do Ciffero.

    ResponderExcluir
  62. http://www.youtube.com/watch?v=7fh61ASxBN4

    ResponderExcluir
  63. Não estás louco. Num passado distante, noutra realidade, postei o texto nos comments...

    ResponderExcluir
  64. Quando escrevi me agradou esse efeito 'inception'. Me vem em imagens e vejo um efeito como se a tela fosse sugada e adquirida a consciência do momento atual. Por isso não vi problema no grande salto temporal...

    Quanto às regras de discurso, meu português é puramente intuitivo. Nunca tive saco para regras gramaticais. Ultimamente até tenho buscado melhorar nisso...

    ResponderExcluir
  65. Foi apenas um devaneio que coube ao texto. Nunca fiz testes no Inter. (minto, fiz quando criança - entre 8 e 11 anos, nao sei ao certo -, participei por algum tempo da escolinha).

    ResponderExcluir

BENZADEUS! (Le Ruque-Raque Blogue & The Black Tape Project)

Feed-feed