(Da série "Excertos do Conselho")
Por Ciffero de Parvalho
Volta e meia deparo-me com a camisa do Colorado pelas ruas e estádios do País (a foto acima ilustra o que em geral vejo). A camisa da Nike já foi exaustivamente discutida em termos estéticos... Se boa parte da torcida aprova o modelo, é também verdade que alguns torcedores não gostam da manga branca, outros reclamam do tom do vermelho, outros, ainda, não gostam da gola “v”.
Questão ainda não discutida profundamente, e que trago à baila neste relato, é o belo design dos números que hoje pespegamos às costas de nossos craques. Não obstante a beleza desses algarismos, já percebi que alguns torcedores ranhetas, por preferirem algo mais clássico, reclamam do estilo inovador adotado pela Nike.
Assim, no uso de suas atribuições, e visando a atender os anseios de todos os torcedores colorados, o Conselho analisou (em reunião com um especialista em estética da insigne empresa que hoje nos fornece material esportivo) várias propostas para os numerais que estarão estampados em nosso uniforme no Campeonato Brasileiro de 2013. Sintetizo, a seguir, em apenas um parágrafo, o ápice de nossa discussão.
Uma das propostas mais bem cotadas foi a de um conselheiro de origem italiana, que, em atitude pró-ativa e historicamente sensata (dada a origem de nossos fundadores, os Poppe), defendeu o uso de algarismos romanos em nossos uniformes. A iniciativa, porém, encontrou um obstáculo de ordem espacial, quando tentamos adequar o número 38 (XXXVIII), de nosso craque Lucas Lima, à exígua largura da camisa.
Vetada a proposta do conselheiro italiano, chegamos, depois de uma série de alentados debates, a um consenso, lavrado em ata, a qual repasso parcialmente, abaixo, em primeira mão, aos leitores deste distinto sítio.
A Direção do Clube, no uso de suas atribuições, e conforme reza o Estatuto pelo qual é regida, resolve adotar, para o Campeonato Brasileiro de 2013, no que diz respeito à indexação numérica de todo e qualquer item do uniforme de nossos atletas, a numeração DEVANÁGARI, cuja correlação com os algarismos arábicos, para fins de rápido entendimento, segue abaixo:
Com essa importante jogada de marketing, afinada com o bom-senso estético, esperamos contentar o torcedor colorado de antanho, atual e vindouro, dialogando, desde já, não só com o que há de mais moderno no ramo do design mundial, como também com uma nova fatia do mercado asiático, qual seja, a da Índia, país não infenso ao futebol e onde esperamos decididamente implantar nossa cultura ludopédica.
Devanagaricamente,
CdP
CdP
Para entender nossos novos números, consulte:
http://www.glazman.org/specs/numberings.htm
Cabe ao Colorado desbravar e desvendar o promissor e especioso caminho das Índias (bonus by Henze) |
DEusulivreeeeee...
ResponderExcluirEsse negócio dos números é real ou não?
ResponderExcluirSerá que isso é possível no Brasil? Imagina o juiz pra anotar o numero dos jogadores e tal...
Mas ficaria show...
ResponderExcluirTenho essa camisa,claro que sem nome de macho.Cífero,tu eo Henze podiam levar os posts mais a sério?kkk que indiana maravilhosa!!!
ResponderExcluirOlhando Twente x Ajax pelo holandes,os caras sabem fazer um espetáculo.E a ceva rolando solta na maior friagem.kkk
ResponderExcluirNo que diz respeito à seriedade, o Henze está em contato com o Flamarion, quiçá nosso próximo colunista.
ResponderExcluirTenho livre acesso a todas instâncias jurídico-ludopédicas do País, portanto...
ResponderExcluirNem vou comentar,tem gente que se ofende por nada.kkk
ResponderExcluirFaz muito bem o egrégio Conselho em deliberar acerca do manto sangrado em vez de deixá-lo à mercê dos designers (cuja criatividade está comumente submetida à estética-gay).
ResponderExcluirA proposta latinizante à primeira vista é tentadora, tanto mais que o inconveniente referido poderia ser contornado adotando-se os algarismos romanos somente nas camisas de 1 a 11. Ao prefigurá-la, porém, detectei outro problema, nomeadamente quanto às camisas de número 5 e 10, pois V ou X às costas seria alvo de chacota: V sugere Vingador mas também Viado [sic], enquanto X faz as vezes de estigma (ferrete).
Pensei ainda numa representação em libras dos números, por exemplo no segundo uniforme, mas essa idéia vale apenas pela intenção.
Cada vez melhor nosso time de colunistas,temos 2 sarcásticos,1 enigmático e se as negociações derem certo,teremos um corneta depressivo.kkk
ResponderExcluirSandrokas, eu sempre levo as minhas bobagens a sério, e sem me levar a sério.
ResponderExcluirEssa indiana, p.ex., é coisa séria pacarai.
Mas não entendi bem o que "levar os posts mais a sério" quer dizer. Explica aí.
só tava zoando.
ResponderExcluirComeçou a corneta nos colunistas do buteco, mas tá valendo porque não é baixo-astral.
ResponderExcluirTem ainda o Dr. Drogue, nosso correspondente em Caxias. Espero que ele faça um relato do jogo a que assistirá 'in loco'.
E te desafio: me manda um texto, que eu publico. Sério (como dizem os jovens e semi-jovens).
Ufa, fiquei preocupado. kkkkkk
ResponderExcluirCara to brincando,hehehe...ñ tenho talento para escrever textos.Não consigo acreditar que tu levou a sério.kkk...to me mijando de rir.
ResponderExcluirNão te subestimes. Ou lança a idéia, que eu desenvolvo.
ResponderExcluirHenze, pq tu não faz mais os posts pós-jogo com teu linguajar peculiar como o blog era antes da ibernação?
ResponderExcluirEstou de saída para o Bourbon,e como estou tentando me tornar um cara chique,queria uma sugestão de qual cerva comprar para acompanhar uma picanha ao forno.
ResponderExcluirHora dessas eu tento.
ResponderExcluirNão compra nada em quiosque que é mais caro.
ResponderExcluirSheilah, pega umas Eisenbahn (lê no rótulo de cada tipo). A Dunkel é boa, mas a stark 8,5 (rótulo avermelhado, não a dourado) é doce, a única que não gosto da marca. Porém no Nacional as Eisenbahn custam um pouco menos.
Colônia, Kaiser, Glacial.....
ResponderExcluirNão são caras né?
ResponderExcluirBeleza,vou dar um peixinho e vou lá.kkk depois eu volto galera.Que calor insuportável!!!
ResponderExcluirNão vai tomar essas porcarias cara........toma água suja mas não toma isso.
ResponderExcluiresse é fera. Mas aqui ele vereia vir como padre Quevedo.
ResponderExcluirAcho que antes da numeração a Nike deveria diminuir a faixa branca da manga, muito larga, enfeia a camisa.
ResponderExcluirExcelentes observações, Henze. Antes de mais, como dizem os portugueses, agradeço pela ilustração com que fechaste o posto acima. Essa modelo indiana remete-me à minha juventude em Goa... Quanto aos designers, tens razão. A reunião do Conselho, com eles, estava um pouco florida demais. Os números escolhidos, que deram bas
ResponderExcluirNão entendi...
ResponderExcluirA faixa branca, como bem apontou o Henze alhures, deriva do uniforme do Rolo Compressor.
ResponderExcluirEsse numero é bem bonito:
ResponderExcluirOs números da Kappa também são legais.
ResponderExcluirCreio ser coincidência, pois me parece que a camisa da seleção segue o mesmo modelo...
ResponderExcluirKappa:
ResponderExcluirκαὶ σὺ τέκνον;
ResponderExcluirImagina, como ter assunto sério num boteco?
ResponderExcluirPrefiro a da Camiseta da Seleção Brasileira abaixo...
ResponderExcluirverdade.
ResponderExcluirAtente pra cacofonia pleonástica de 'estética-gay' ('te caguei') e pra ambivalência de 'libras' (a linguagem e a moeda).
ResponderExcluirNo que tange à ilustração, procurei honrar a vênia espontânea de V.Sa.
Por que evocas César, ó filho de Jah?
ResponderExcluirAté tu falando 'posto'...
ResponderExcluirehehehe
Eu atentei, apenas não comentei. Se trago ao papel todas os comentários que me vêm à mente, serei, como no blog do fotógrafo, acusado de insistir em depositar textos longos nos anais de um blog.
ResponderExcluirTemos de nos adaptar à linguagem henziana, afinal estamos na casa dele. Por outro lado, percebo, outrossim, que ele, dialeticamente, adota com certa facilidade o linguajar alheio.
ResponderExcluirPor falar em cacofonia, duas que rolavam frequentemente no meio radiofônico-televisivo porto-alegrense nos anos 90: "Técnicolhão" e "Jogadorzinho" (Técnico Leão e Jogador Zinho).
ResponderExcluirUm compositor afeito a esses artifícios é o filho daquele que empresta nome a um dicionário popular de língua portuguesa. Daonde vem tua resistência a tal compositor?
ResponderExcluirPS: Quero crer que, com 'um pouco florida', V.Sa. não esteja entregando que aquele conselheiro recém-eleito e colunista, conhecido de todos aqui, o André Flores, tenha soltado a franga no Conselho.
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,pqp,sobrou atépro André.kkk
ResponderExcluirDe forma alguma! André Flores é coisa nossa...
ResponderExcluirDesculpe-me, mas há coincidências que são por demais relevantes para ficarem restritas ao campo da coincidência. Adquirem por isso um status ontológico especial e, onticamente, passam à originalidade primeira, destituindo-se, portanto, de qualquer sombra mimética que porventura possamos ter a elas imputado. Assim, creio que a Nike tenha feito um estudo histórico dos uniformes brasileiros, optando pelo uniforme do Rolo como modelo a ser usado aqui e em outras plagas.
ResponderExcluirImpositiva e deontologicamente,
Ciffero de Parvalho
Estão falando que o inter conversa com o empresário do Ederson.
ResponderExcluirEsse cara cairia como uma luva,bom meia e destro,temos canhotos demais.
ResponderExcluirTambém falam que o Rodrigo Taddei foi oferecido.
ResponderExcluirO Cjr sempre citou esse cara.
ResponderExcluirEsse ñ conheço.
ResponderExcluiré bom...jogou no Palmeiras mas já passou dos trinta...acho.
ResponderExcluirDia 6 de março completa 33 anos.
ResponderExcluircomo diria o Teló....ai vc me mata...tenho que usar o aurélio de livro de cabeçeira.
ResponderExcluirai não dá....esta se aposentando
ResponderExcluirpior,esses dois são foda.
ResponderExcluirSe fosse uma pechincha dava pra trazer os dois.
ResponderExcluirNão é volante que joga na Roma,né?
ResponderExcluirNada contra e tampouco a favor.
ResponderExcluir(Resposta-padrão)
acho que é meia atacante....chega de volantes né?
ResponderExcluirAcho que é volante mesmo,mas acho que já jogou muitas vezes de meia armador na Roma.
ResponderExcluirhttp://terceirotempo.bol.uol.com.br/futebol/times/palmeiras/noticias/2009/07/grosso-no-verdao-rodrigo-taddei-pode-defender-selecao-italiana-4984.html
ResponderExcluirNão me leve a mal, Beto. Trocando em miúdos, estou levantando a hipótese de que a Nike tenha, sim, visto o uniforme do Rolo antes de elaborar a linha de uniformes que vende pelo mundo. Até prova em contrário, vou trabalhar, miticamente, essa ideia.
ResponderExcluirBem mais simplório,continues assim.kkk
ResponderExcluirEm devanágari: १०
ResponderExcluirManuel Bandeira: "Aproveito a ocasião para jurar que jamais fiz um poema ou verso ininteligível para me fingir de profundo sob a especiosa capa de hermetismo. Só não fui claro quando não pude...".
ResponderExcluirbem que poderia ser mesmo.....vc acha mesmo?????
ResponderExcluirEsse devanágari,por acaso é um deboche com alguém?
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkk,debochado.
ResponderExcluirbah...sandro....daqui a pouco nem o aurélio nos salva
ResponderExcluirCalma,que nos tamo aprendendo.
ResponderExcluirverdade
ResponderExcluirNão sei. Mas vou dar uma pesquisada. Se, dos times que a Nike estiver patrocinando, somente o Internacional tiver usado essas mangas mais compridas no passado, ficarei satisfeito.
ResponderExcluira seleção copiando o inter então....inter fazendo história...
ResponderExcluirNo caso do Bandeira, era sério. Ciffero são outros quinhentos... Você acha que é fácil fazer essa paródia toda?
ResponderExcluirbah velho,tu é muito hilário.
ResponderExcluirverdade....é muita cultura numa pessoa só....será que aquele histório de vc e o Henze serem a mesma pessoa pode ter fundamento??No outro eu queria saber mesmo quem ela a tal de Sandra.
ResponderExcluirmas tu ñ comentava na época da Sandra?
ResponderExcluirsim...peço face....mas pouco.
ResponderExcluirO Henze deve ter uns 10 anos a menos do que eu...
ResponderExcluiracho parecidos por serem cultos..
ResponderExcluirO que você acha dos números atuais, como o da camisa do Guiñazu acima?
ResponderExcluirNão gosto,apesar de tela,só comentei a uma alusão ao Luiggi.kkk
ResponderExcluirAqueles números dos anos 70, apesar de pequenos, eram bons, claros. Os números do final dos 70 / início dos 80, Adidas, eram muito bons. Nos anos 2000, começou a viadagem. Ciffero de Parvalho pensa assim: "Se é para foder com tudo, voltemos aos primórdios da civilização, numericamente falando..." Daí a ironia do estilo devanágari, capisce?
ResponderExcluirmas o estilo do Lugui é devagarnarinho....rsrsrs
ResponderExcluirAgora sim! amado guru. kkk
ResponderExcluirÉ verdade, ahahahah....
ResponderExcluirnão acredito.kkkk
ResponderExcluirHenze,
ResponderExcluirFavor informar o nome da modelo indiana para que possamos pesquisar os antecedentes dela no seio da cultura hindu.
Bramanemente,
CdP
O que é Bramanemente?
ResponderExcluirE o Aurélio?
ResponderExcluirBrahma....a cerveja.rsrsrsrrrs pra alguns
ResponderExcluirLarguei,deu preguiça.
ResponderExcluirAdvérbio derivado de brâmane...
ResponderExcluirBrâmane
S. m.
1. Entre os hindus, membro da mais alta das quatro castas e que, tradicionalmente, era votado ao sacerdócio, e se ocupava do estudo e do ensino dos Vedas (v. veda2).
Adj. 2 g.
2. Pertencente ou relativo aos brâmanes.
Por falar em cerveja, vou-me a um boteco tomar umas. Foi um prazer conversar com vocês.
ResponderExcluirEtilicamente,
CdP
Etilicamente é razoável.
ResponderExcluirvaleu...aqui vamos de skol ou antartica
ResponderExcluirEu estava na Original, mas acabou...
ResponderExcluiré ótima...
ResponderExcluirO que?bebendo cerveja nacional,por acaso tu estás quebrado???
ResponderExcluirPrimeiro tomo o estoque importado, depois passo ao nacional. Quando este acaba, vou à rua.
ResponderExcluirkkkk,vai com Deus.
ResponderExcluirvai chegar a milhão no bar então....
ResponderExcluirSábado é por aí...
ResponderExcluirValeu! Saudações coloradas!
ResponderExcluirquando solteiro...acaba no hospital ou não farmacia....
ResponderExcluiressa indiana mealembra xingu.
ResponderExcluirah! ah! ah! ah! .. ah! ah! ah! ah! .. ah! ah! ah! ah! ...
ResponderExcluirTe puxou nessa, hein?
ResponderExcluirO álcool não me permitiu enteder essa porra que tu escreveu.
onticamente vem de ôntico?
ôntico
adj.
Relativo aos seres.
Viajou legal, hein?
Traduz pro coloquial, pq isso me parece encheção de linguiça das brarba...
...
Certamente! Em escala mítica o uniforme do no COLORADO estabelece tendências mundiais. O uniforme da seleção canarinho é uma homenagem ao ROLO COMPRESSOR!!!
ResponderExcluirQuem ousar discordar não passa de um bufão...
eheeheh. Te utilizando de artifícios, hein, CdP...
ResponderExcluirTu é propositalmente pedreiro (cuma?)
O Henze é uma interrogação. Às vezes parece um senho, pelo conhecimento adquirido. Noutras parece um gurizão, pela descontração...
ResponderExcluirDeve ser um meio termo com uma inteligência e cultura fora do comum...
Esperava mais de ti, meu velho....
ResponderExcluirNão conhece o Taddei Sandro? Voce nunca jogou PES? hehehehe
ResponderExcluirO Taddei saiu do Palmeiras e foi pra Roma, foi até cogitado a hipótese dele se naturalizar Italiano, mas até onde eu sei isso não aconteceu.
Era um bom jogador, na época em que a Roma ainda estava entre os 4 grandes da Itália, porém hoje é um jogador em decadencia, embora sua idade seja razoavel (32 anos).
ídolo?
ResponderExcluirhttp://globoesporte.globo.com/es/futebol/capixaba-serie-b/noticia/2013/03/achei-dado-como-morto-em-2003-goleiro-hiran-aos-41-busca-guinness.html
CdP,
ResponderExcluirConheci essa modelo meio por acaso. A referida foto foi tirada na Semana de Moda da Austrália 2011, no desfile da Lisa Blue (aliás, a estilista ainda dá um caldão). Causou furor entre os Hindus porque o traje estampa Lakshmi, a deusa hindu da fertilidade. Nos protestos, chegou-se a queimar a bandeira da Austrália. A estilista teve de se desculpar, e o nome da modelo foi preservado.
Em anexo, a visão da 'derrière'. E ainda: a modelo ao lado das colegas, a estilista (Lisa Burke desfilando a própria marca na Mercedes-Benz Fashion Week, Miami, 2012), e o protesto dos indianos.
Pra saber mais:
http://www.huffingtonpost.com/2011/05/09/lisa-blue-lakshmi-swimsuit-hindu_n_859247.html
http://wiki.answers.com/Q/What_is_the_name_of_the_model_wearing_Lisa_Blue%27s_controversial_goddess_Lakshmi_swimsuit_that_hit_the_runway_in_May_2011
http://www.modismonet.com/2011/05/bandeira-da-australia-queimada-na-india-por-causa-de-desfile/
Passei agorinha em frente ao estadio Centenário, e o movimento está grande... Muitas pessoas nos arredores do estádio...
ResponderExcluirBeleza, Droque! Vamos ganhar hoje, com certeza.
ResponderExcluirEm tempo, você ficará conhecido como "Correspondente Hennzer".
Excelente essa modelo. E todas que a acompanham.
ResponderExcluirAgora, os indianos a protestar estão é sublimando a sua (deles) tara...
Já tô largando o posto sobre o jogo.
ResponderExcluirE o seu grego elementar? Enferrujou?
ResponderExcluirSegue um resumo:
ontológico = do ser;
ôntico = do ente;
deontológico = do dever ser.
Didaticamente,
CdP
A bronha pra deusa é-lhes conflitante.
ResponderExcluirTá na área o posto.
ResponderExcluirkkkkkkkkk
ResponderExcluirtô meio atucanado pra elaborar. fica proutra hora.
Tasquei só pra reiterar e enfatizar, sem supor que V.Sª. ou quem quer que seja não tenha atentado pra tal.
ResponderExcluirMais uma coisa:
ResponderExcluirJovem de 16 anos resolve enigma de Newton de há 350 anos
http://pplware.sapo.pt/informacao/jovem-indiano-resolve-enigma-de-newton-de-h-350-anos/