terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

GENEALOGIA COLORADA

Eis o texto de estréia do até então pitaqueiro Gamarra Django (ou simplesmente Djamarra)
um dos estopins de certa diáspora no qual apresenta credenciais que o tiram do incômodo (pra alguns...) ANONIMATO SEM CACHORRO e ilustram o coloradismo de sua família. Quase ao final, permite-se revelar um sonho "frustrado".

______________________________________________________
GENEALOGIA COLORADA

Tudo começa com meu bisavô, sócio efetivo número 586 do S. C. Internacional.
Caderneta de sócio nº 586
E continua com meu avô, sócio efetivo número 927 do S. C. Internacional.
Caderneta de sócio nº 927

Meu avô foi arqueiro do Internacional. Participou do memorável grenal de número 55, mais conhecido como “grenal dos 11 a zero” (o resultado oficial foi Inter 6 x 0 Grêmio), ocorrido em 1º de Novembro de 1938. Lembro-me dele contando (mais de uma vez) que o árbitro (Álvaro Silveira) anulou cinco gols legítimos do Internacional, e, depois do jogo, quando inquirido sobre o fato, declarou que o fez, pois achava que "era gol demais para um só grenal". Meu avô participou, também, da formação inicial do Rolo Compressor. Aparece na foto abaixo, ao lado de Tesourinha, Carlitos entre outros. 

Formação inicial do Rolo Compressor
Mas ele teve um problema de doença na família (a esposa dele teve uma grave doença — isso ocorreu quando ele tinha cerca de 20 anos, imaginem a pancada), o tratamento era muito caro e os remédios precisavam ser importados dos Estados Unidos. Foi falar com os dirigentes do Inter, mas disseram que tudo o que o Inter poderia fazer seria permitir a venda dele, caso surgissem propostas. Um dirigente se dispôs a pagar o tratamento do próprio bolso, mas meu avô não aceitou. O Grêmio comprou seu passe e ele usou o dinheiro da venda no tratamento da doença. A permissão da venda dele para o Grêmio foi uma concessão feita pelos dirigentes do Inter, pois esse tipo de transação nunca foi comum. Infelizmente o tratamento não surtiu resultado e ela veio a falecer. Eu não conheço detalhes dessa época, mas dizem que ele viveu um par de anos como um morto-vivo. Meu avô, com as forças que tinha, jogou no Grêmio nos anos derradeiros do Rolo. Certamente, pelo HOMEM que foi, deu o seu melhor.
Time do Grêmio que interrompeu a sequência de vitórias do Rolo em 1946

Para mim nunca admitiu torcer por nenhum time. Era "grenalista", mas minha avó confidenciava que ele torcia pelo Grêmio. Foi o primeiro jogador gaúcho a ganhar o Belfort Duarte. Após encerrar a carreira de jogador foi árbitro e técnico. Em paralelo a isso tudo trabalhou na IBM e criou do nada a maior biblioteca particular sobre a história do Rio Grande do Sul (a qual a PUCRS adquiriu há pouco tempo). FOI UM GRANDE HOMEM!

Meu pai é filho da segunda esposa de meu avô. Era zagueiro. No início da década de 70 jogou nos juvenis do Inter ao lado de Cedenir, Norival, Falcão e Jair, entre outros. Naquele tempo os juvenis eram a última categoria antes do profissional e era difícil subir. Meu pai atingiu a idade limite no Inter e não subiu. Falcão e Jair eram um ou dois anos mais jovens e subiram nos anos subsequentes. Antes ele havia jogado pelos juvenis do Grêmio, mas isso não vem ao caso. Citei apenas pra publicar a foto abaixo.
Atuando pelo Grêmio num grenal de juvenis
Minha avó, depois de muitos anos, contou que um dirigente do Inter fora à casa de meu avô dizer que gostaria de fazer contrato profissional com meu pai, mas iria mandá-lo pegar experiência no interior gaúcho antes de vir para se juntar ao grupo profissional do Inter, algo comum para a época. Meu avô fez exigências impensáveis. Disse que concordava desde que ele tivesse passe livre assim que voltasse ao Inter. Nestes termos o acordo não aconteceu. Meu pai não ficou sabendo dessa conversa na época. Foi apenas após a morte de meu avô que minha avó contou essa história. Meu pai fala da boca pra fora que isso é invenção da minha avó. Talvez a experiência que meu avô teve com o futebol e com o Inter o fizeram recusar a proposta, talvez a preocupação com o futuro do filho. Provavelmente um pouco de cada. Talvez seja um devaneio meu, talvez não, mas quem sabe ele não teria jogado ao lado do Figueroa?

Se tudo isso tivesse acontecido — meu avô ídolo do Rolo e meu pai tricampeão brasileiro — provavelmente eu teria me criado dentro do Beira-Rio. Pela personalidade de meu avô desconfio que ele teria se envolvido na política do clube. Eu teria idade para participar dos grandes títulos da década passada, do tetra brasileiro de 2005 em diante. Não que eu tenha um grande futebol, mas se crescesse nesse meio talvez as coisas fossem diferentes e eu tivesse uma oportunidade — se Bolívar e Edinho podem, por que eu não poderia?

 

Enfim, hoje eu e meu pai somos fervorosos torcedores anônimos do Inter. Um pouco acomodados, torcedores de sofá. Aguardando um estádio com acesso fácil e confortável. Fui sócio de carteira vermelha mesmo sem o hábito de comparecer ao estádio (mas fui a todos os jogos na campanha do título da Copa Libertadores da América, em 2006 — no Beira-Rio, logicamente), mas a demissão do Falcão foi a gota d'água e cancelei o título como forma de protesto.

Mas eu não tenho dúvida que toda essa história poderia ter sido bem diferente. E há gente que acha que tem controle sobre o destino. O destino nada mais é que um desatino das probabilidades.


Gamarra Django, “El Vingador Colorado”
-------------------------------------------------------

76 comentários:

  1. "Se tudo isso tivesse acontecido — meu avô ídolo do Rolo e meu pai tricampeão brasileiro — provavelmente eu teria me criado dentro do Beira-Rio" E, considerando a idade do teu pai, tu nasceu de 75 prá frente, poderiamos estar te corneteando aqui. Ou, numa grande possibilidade, tu nem existisse.
    Uma mínima mudança na vida dos antepassados já seria o suficiente prá nos apagar do mapa, esse é a verdade.

    ResponderExcluir
  2. Mentira compulsória no Faceshit: http://www.ptjornal.com/2013022214267/geral/insolito/erro-do-facebook-idosa-de-104-anos-obrigada-a-mentir-para-criar-uma-conta-pessoal.html

    ResponderExcluir
  3. Isso são horas de aparecer?
    Os chatistas 'tão tudo dormindo...

    ResponderExcluir
  4. Também vale a leitura dos "Dados[...]" escritos pela Prof. Sílvia, filha do avô do Gamarra (1º link).

    ResponderExcluir
  5. Grande texto Gamarra,achei do caralho essa voto do teu velho no breNAL,o velho tem jeitão de bolero e ainda por cima parece tri raçudo.Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Considerei esse paradoxo. É o velho "se", que só existe na abstração da nossa mente. É até mais plausível, de acordo com nosso conhecimento científico atual, que isso tenha acontecido em algum universo paralelo. Em um deles vocês me corneteiam. Em outro eu sou capitão e ídolo... kkkkkkkkkk


    P.S.: Sou de 1983...

    ResponderExcluir
  7. Ele é estilo Dungo... em campo e fora...

    ResponderExcluir
  8. Eu com trinta aninhos tava voando.kkk..acho que vou ter que repensar aquele futibas,tu tá muito guri ainda!

    ResponderExcluir
  9. Bhá.....apareceu a morcegada!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Henze, troca o slogan do blog prá "vida inteligente na madrugada".

    ResponderExcluir
  11. Henze, qual fonte tu usa aqui no blogue?

    ResponderExcluir
  12. Bhá....se tu largou trinta no diminutivo, quer dizer que já tá longe.....

    ResponderExcluir
  13. Gamarra, é tu que está organizando os e-mails da galera?? Se for, anota o meu aí:
    dma_27@yahoo.com.br. Apenas para serviços leves.

    ResponderExcluir
  14. http://blogdopaulinho.wordpress.com/2013/02/26/enquanto-cuida-de-organizados-suspeitos-de-assassinatos-na-bolivia-governo-brasileiro-abandona-trabalhador-na-indonesia/

    ResponderExcluir
  15. É só a família dele colocar uma toca do curíntiá mano, dizer que foi ele quem atirou o sinalizador, fugiu e se machucou e já, já dão um jeito de trazê-lo de volta.

    ResponderExcluir
  16. Em que parte do blogue?
    No presente posto, o que escrevi tá em Georgia, enquanto teu texto tá em Trebuchet.
    Nas bostagens o cara escolhe entre 7 fontes oferecidas. Pro leiaute do blogue há umas fontes adicionais.
    Mas por que a curiosidade?

    ResponderExcluir
  17. Me compliquei um pouco com a "diagramação" do teu texto.
    O editor do blogspot não aceita colar um texto com imagens: é preciso inseri-las em separado. Copiando qualquer uma delas e colando no Paint, a imagem fica estranha, borrada. Então tive de PrtScn em cada uma, recortar etc. pra daí inserir e depois legendar.
    Ou seja: melhor mandar as figuras uma a uma anexadas na mensagem.

    ResponderExcluir
  18. Ou

    PELA MADRUGADA!

    (Locução interjetiva de espanto.)

    ResponderExcluir
  19. Me dei conta que quem comanda a fonte nos coments é a Srta. Disqus.
    Só tem 2 opções: com ou sem serifa. Agora troquei pra "sem", fica mais limpo e melhor de ler.

    ResponderExcluir
  20. mas é uma vergonha mesmo,era só o que faltava,alugar uma casinha pros mano ficar de férias na Bolívia.kkk

    ResponderExcluir
  21. Tava achando agradável a leitura. Agora que fui me deter e notei que a fonte varia bastante. Mas achei legal o efeito da Georgia...

    ResponderExcluir
  22. Pode deixar. Por enquanto tu foi o primeiro a mandar.. kkkkkkkk


    Tenho o Saulo, tu e o Henze na lista...

    ResponderExcluir
  23. O número de participantes em potencial é grande.



    [240 Tons of Bats]
    http://www.youtube.com/watch?v=T-71IqYpK0w

    ResponderExcluir
  24. Dá-lhe, chafurdice.
    http://sportv.globo.com/site/programas/arena-sportv/noticia/2013/02/aristeu-tavares-e-demitido-da-comissao-de-arbitragem-da-cbf.html

    ResponderExcluir
  25. E olhem só o Dioguinho Olivierzinho, tá subindo na vida...
    http://sportv.globo.com/site/programas/redacao-sportv/noticia/2013/02/para-comentarista-serie-perde-credibilidade-sem-classicos-no-fim.html

    ResponderExcluir
  26. E sobre o teu bisavô, não tem informação?

    ResponderExcluir
  27. Agora que me caiu a ficha: as mangas e gola da camisa do Rolo Compressor são como as da Nike.

    ResponderExcluir
  28. Que papo gazélico é esse de "Exército"?
    http://www.internacional.com.br/pagina.php?modulo=2&setor=18&codigo=19784
    http://youtu.be/Mk1C5eiQcp8?t=13s

    ResponderExcluir
  29. Deixa passar, deixa passar os guerreiros talibã na torcida popular
    Deixa passar, deixa passar os guerreiros talibã na torcida popular!
    kkkkkkkkk
    Acho que tem pelo menos 3 vagas na Lista 'jihad'.

    ResponderExcluir
  30. Buscarei saber... É contemporâneo do nascimento do Club.

    ResponderExcluir
  31. O coroinha do Coimbra ganhou a vaga do Paulo Cabrito...

    ResponderExcluir
  32. Bueno morcegada....fechou o turno do dia...fui.....bom papo prá vcs...

    ResponderExcluir
  33. Gamarra pra presidente.


    Parabéns meu velho, começou com pé direito no Blog, tendo escrito um dos melhores textos que eu li ultimamente sobre o Inter.

    ResponderExcluir
  34. salve galera!!! texto afudeeeeeeeee!!!

    ResponderExcluir
  35. O Héber apitando como gente grande!kkk...morro e ñ vejo tudo,baita fdp!!!

    ResponderExcluir
  36. Legal seu post....na minha familia de 5 irmãos apenas meu pai era colorado...o resto todos gremistas.A única herança boa que meu pai me deu.

    ResponderExcluir
  37. 2 minutos e o patético mineiro já ganhou o cartão de visitas depois de 13 anos.

    ResponderExcluir
  38. OFF: Pra quem curte animação, segue os links pros curtas nominados pro Oscaralho:

    http://www.youtube.com/watch?v=FQMO6vjmkyI
    http://www.youtube.com/watch?v=zoO0s1ukcqQ
    https://www.youtube.com/watch?v=f3WVAR1McO4
    https://www.youtube.com/watch?v=sJxkgTYELAo
    https://www.youtube.com/watch?v=QV0PJKgFIUs

    ResponderExcluir
  39. Tá louco 4 ovelhas-negras numa família. Só teu pai se salvou... ehehe

    ResponderExcluir
  40. kkkkkkkkkkkkkkkkkk,que merda que já entregaram.Como está a net aí pra ti Nando?pra mim tá uma bosta...cada dia pior!

    ResponderExcluir
  41. Cade todo mundo?


    Esse disqus ta uma bosta, tem que ficar atualizando sempre, se não nunca movimenta os cometários...

    ResponderExcluir
  42. Hoje está insuportável,até pra recarregar os coments tá uma lenda!

    ResponderExcluir
  43. sou a terceira geracao de colorados por parte de pai... bisavo,vo,pai,eu, pia... 5 geracao.

    ResponderExcluir
  44. Ronaldinho Gaucho fazendo a diferença no Galo...

    ResponderExcluir
  45. nao so muinto bom em leitura mas é uma bensão ser colorado.

    ResponderExcluir
  46. A internet ta boa, a Sra Discus que é teimosa.

    ResponderExcluir
  47. Esse guri Bernad joga o fino da bola!

    ResponderExcluir
  48. tá esfriando aqui em Passo Fundo...

    ResponderExcluir
  49. entre os brazucas acho que o galo tem mais chances de ganhar esse caneco

    ResponderExcluir
  50. não ganhando o Gremixo e o Cúrintia pode ser qualquer um.

    ResponderExcluir
  51. eté pelo tempo nas trevas o galo merece...

    ResponderExcluir
  52. cade o post dos curtas henze?

    ResponderExcluir
  53. esquece... reapareceu aqui....

    ResponderExcluir
  54. Acho que voltou,pelo menos recebi tua resposta.A hora é essa,vamos marcar as 11 amanhã!kkk

    ResponderExcluir
  55. Uou...

    https://www.youtube.com/watch?v=LysVwnJsOQ8

    ResponderExcluir
  56. "Tomai e comei todos vós. Este é o meu corpo, que é dado por vós. Fazei isso em memória de mim..."

    ResponderExcluir
  57. Prezado Gamarra,


    Muito bom o texto, o qual resgata uma história emocionante. Li também o depoimento sobre seu avô no acervo da PUCRS. Muitíssimo interessante a história de vida dele. Meus parabéns por compartilhar a história de sua família. Desejo que você carregue esse legado sempre consigo e o transmita às novas gerações.


    Sinceramente,
    CdP

    ResponderExcluir
  58. Detalhe: lembro de meu avô contando sobre o grenal dos 11 a zero, mas não lembro dele dizer que havia participado. Foi há pouco tempo que, verificando uma revista antiga que continha a ficha técnica (com a escalação) de todos os grenais até então, que confirmei que ele foi o guarda-redes colorado nesse clássico...

    ResponderExcluir
  59. Decidido, doravante torcerei pelos cuscos de Tijuana nessa libertadores

    ResponderExcluir
  60. http://www.youtube.com/watch?v=049U7TjOjSA



    vamos repassar, acorda povo!!!

    ResponderExcluir
  61. http://www.correiodopovo.com.br/Esportes/?Noticia=490488



    parece que acordaram! antes tarde do que nunca né rerere


    tá todo mundo virando as costas pro Lesma Mor sem sal.

    ResponderExcluir
  62. Texto com conteúdo, de caráter afetivo, profundo, sem ranço. Memorável, literalmente. Que bom se todos os textos colorados fossem assim, arejados - o belicismo internético cansa.

    Raro, portanto, precioso, teu relato, Gamarra. Vai pro compêndio.
    Parabéns! Grande abraço.

    Rafael Severo

    ResponderExcluir
  63. Mas, bá. É uma honra, vindo do Mestre!


    Valeu, Severo!

    ResponderExcluir

BENZADEUS! (Le Ruque-Raque Blogue & The Black Tape Project)

Feed-feed