quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O FUTEBOL TOTAL DO FUTURO

Ontem à noite, tendo jantado um peixe meio forte e bebido vários chopes (esqueceram de cobrar 2 canecos), quando até que enfim assentei o porongo no travesseiro pra dormir o sono dos justos, tive um ‘insight’ sobre a postagem anterior (“Guarda-redes”). É uma ideia que dá conta da fartura de goleiros. Trata-se duma posição-chave muito delicada: o titular pode ir do céu ao inferno em segundos.  E os reservas? Coitados, estão restritos aos treinos e a uma remota possibilidade de atuar. Goleiro titular dificilmente se lesiona ou é suspenso; quando defende a meta de modo razoável, tende a ser mantido ad infinitum pelo técnico. Como consequência, o reserva imediato fica dividido, meio que torcendo pra ter uma chance, ou seja, secando o titular... O que falar então do 3º e do 4º goleiros? Desmotivação, vontade de ser vendido ou emprestado, acomodação, por aí.
Esse problema se resolveria com a adoção dum inovador Futebol Total. De quebra, o esporte se tornaria muito mais dinâmico e proporcionaria mais gols a cada partida. Empates chochos de 0 a 0 talvez nunca mais acontecessem.

O básico resume-se no seguinte: o 12º jogador não seria mais a torcida ou o juiz, e sim um goleiro adicional, o qual teria sua própria goleira em vez de apenas dividir a goleira com o outro goleiro da equipe (até porque dois goleiros sob a mesma trave tenderia a provocar batidas de cabeça etc.). Quatro goleiras portanto, cada uma delas centralizada em cada linha externa do gramado. Haveria ainda um ajuste nas proporções do campo: em vez dum retângulo, um quadrado. Isso implicaria na transformação das laterais em linhas-de-fundo (eliminando, também de quebra, a escassez de bons laterais). Os escanteios abundariam. Detalhe: se a bola sai pra fora a partir da área, é escanteio, senão é lateral; ou seja, cada uma das 4 linhas-de-fundo estaria divida em linha-de-fundo propriamente dita, indo da trave até a linha da grande-área e determinando a marcação de escanteio, e a linha-de-lateral, indo da linha grande-área até a bandeirinha, determinando a marcação de lateral.
Mas chega de descrição, a imagem abaixo fala por si:

 
Cada goleiro do time A ocuparia a goleira oposta a um dos goleiros do time B.

O impedimento perderia sua razão de existir, estaria abolido.
Pra começar a partida, de acordo com o sorteio, um time escolheria a metade longitudinal ou a latitudinal, estando vetado a ambos os times dispor qualquer jogador seu dentro da área adversária antes de o juiz apitar. Esse veto se aplica obviamente a cada reinício de partida no círculo central, isto é, após o gol.

Os goleiros do mesmo time nunca ficariam dispostos um de frente pro outro: têm de ocupar a goleira diagonal do outro, invertendo da esquerda pra direita (ou vice-versa) no 2ºt. Por exemplo: se o goleiro A¹ tiver o A² à sua esquerda no 1ºt, no 2ºt terá de tê-lo à direita.
No intervalo, um dos goleiros do time A teria de trocar de lugar com um dos goleiros do time B. Explicando melhor: os goleiros A¹ e A² poderiam trocar de goleira entre si, assim como ao B¹ seria lícito fazer o mesmo com o B², pra daí então um deles trocar de lugar com o goleiro adversário que estiver oposto a ele, a saber, o que tomou o último gol do primeiro tempo.
Lógico que seria necessário construir de novos estádios pra acomodarem os campos quadrados, necessidade essa que se constitui mais em vantagem do que desvantagem.

Aí está o básico da coisa. Daqui a 10 ou 20 anos o presidente da FIFA ligará me convidando pra ir a Zurique (em primeira-classe receber e com direito a limusine no aeroporto) as homenagens por ter sido o pai da revolução ludopédica, por ter solucionado a “quadratura do círculo” no esporte mais rentoso e fascinante do planeta.

EM TEMPO:
1) Desenvolvendo a sugestão do Ciffero (além da do Gamarra) dada nos coments, qual seja, a de que cada meta fosse designada como a Rosa-dos-Ventos (goleiras N, S, E, O), os cornes seguiriam a mesma designação: NO, NE, SO, SE.

2) Os técnicos com suas respetivas casamatas ganhariam nova disposição: não mais na mesma lateral, pois nem sequer há mais lateral como a conhecemos, mas sim estariam posicionados diagonalmente um ao outro.

3) Outra vantagem é que todos os setores da torcida ficariam "atrás gol" (e também de frente etc., com uma perspectiva de vários ângulos).


 

147 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkk cara sensacional esse post!! Que ideia deveras interessante! A propósito, tu tem certeza que não fumou, ops, consumiu nada além do chopp e do peixe? hahaha mto bom o post! Muito interessante a idéia kkk...

    ResponderExcluir
  2. imaginem o roth montando um esquema tático...

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkk caótico imaginar hahah...

    ResponderExcluir
  4. E, sem dúvida, 2 bolas em campo...

    ResponderExcluir
  5. De sobremesa teve um 'petit gateau'.

    ResponderExcluir
  6. Huachipato perdeu em casa... Que zebra...

    ResponderExcluir
  7. se os gazelas perdem hoje ficam em ultimo com zero ponto.

    ResponderExcluir
  8. era uma ein!! gazelada com 0 ponto, praticamente fora, endividada até a tampa, e domingão fora do gauchão tb... bah... que beleza ein! kkkk

    ResponderExcluir
  9. E apenas 1 árbitro. Pois a FIFA adora uma ladroagem, é parte do folclore...


    E outra evolução: a súmula deve ser escrita em tempo real. O árbitro levará um mini gravador que recordará todos os lances. O juiz deve relatar imediatamente o que viu.


    A qualquer momento poderão acumular-se 2 goleiros no mesmo arco, o que não invalida os gols no arco desguarnecido.


    Os goleiros poderão pegar a bola com as mãos na área adversária, mas estarão sujeito a tackles dos zagueiros e goleiros adversários (apenas, não dos outros jogadores).


    E o técnico poderá fazer 2 intervenções por tempo de jogo, onde poderão entrar em campo e participar como um jogador de linha comum até que o jogo seja intererompido por falta ou saída de bola.

    ResponderExcluir
  10. kkkkkkkkkk fiquei imaginando...

    ResponderExcluir
  11. tinham que ser eliminados agora...o desepero seria grande.

    ResponderExcluir
  12. Melhor se o Huachipato ganhasse, eles e o Flu ficariam com 6 pontos...

    ResponderExcluir
  13. Não,depois deste post to abandonando o blog!!! kkkkk

    ResponderExcluir
  14. kkkkkkkkkkkkkkkkkk. O pior é o relato de como teve a ideia. kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  15. Esse loco é muito engraçado.kkk

    ResponderExcluir
  16. quantos de classificam nessa fase?

    ResponderExcluir
  17. Acrescentei algo a respeito dos escanteios e laterais. Ver em 'Detalhe'.

    ResponderExcluir
  18. Imaginem 1 escanteio com 2 jogadores postados podendo cruzar a bola para 2 grande áreas... kkkkkkk

    ResponderExcluir
  19. Sem dúvida seria um jogo muito mais interessante... Creio que as 2 bolas inviabilizariam as transmissões, menos $$, então corta essa...

    ResponderExcluir
  20. chega por hoje,vai curtir tuas férias.

    ResponderExcluir
  21. então acho que eles têm que perder hj e mais uma.

    ResponderExcluir
  22. Provavelmente estavas no trono, após saborear uma lula frita salpicada com esporões de polvo, quando teve essa revelação...

    ResponderExcluir
  23. Sóbis, Sóbis, Sóóóóóóóóóbis...

    ResponderExcluir
  24. Ao invés do laterais, teríamos os diagonais...

    ResponderExcluir
  25. Começou... agora o negócio é sério. Não quero ver chat, hein?

    ResponderExcluir
  26. uma vez fui jogar bola na colonia... fui cobrar um escanteio, dei uns cinco passos pra trás pra pegar embalo, vim contudo e bem na hora me passa um leitao, chutei o bicho e quebrei a perna... no hospital me chega o povo e pergunta: tche! por que ainda ñ estas sendo operado? no que de pronto respondo: calma, primeiro eles vao trata o cara que cabeceou o porco.

    ResponderExcluir
  27. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK


    emnguashgeui..... kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  28. Isso ñ pode ser verdade.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  29. Tu pede 2 bolas na sorveteria? kkkkkk

    ResponderExcluir
  30. Bá, sequem por mim. Vou deambular um pouco.

    ResponderExcluir
  31. Tche! tive que recorrer ao dicionario em relação ao "deambular" kkkk

    ResponderExcluir
  32. Passear; caminhar sem rumo certo; vaguear a esmo: deambular através das ruas.

    ResponderExcluir
  33. copiei e colei seco no google kkkk

    ResponderExcluir
  34. bah, verdade, tem significado semelhante a "perambular" hehe..

    ResponderExcluir
  35. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  36. complementando, te lembra dessa? "sóbis, sóbis, sóóóbis, no mano a mano ele é imbativel! no mano a mano ele é imbatível...!!!"

    ResponderExcluir
  37. Essa não. Tava emulando o Jorge Ramos na LA 2006...

    ResponderExcluir
  38. Esse Cris fede de ruim... vai nos dar muitas "alegrias" ainda kkkk

    ResponderExcluir
  39. Um post com conteúdo deveras inovador. A possibilidade de maior número de gols seria, indubitavelmente, um alento para a RENTABILIDADE do espetáculo ludopédico, especialmente na América do Norte, onde sempre reclamaram do baixo número de tentos durante um match.

    Como a população dos Estados Unidos é considerável, essa sua inovação trará LUCRO imediato para quem, porventura, venha a deter os direitos do projeto. Coloco meu escritório à sua disposição para conversarmos sobre VALORES. Desde já adianto minha tabela de honorários: 65% para o escritório e 35% para o cliente.

    Por fim, um adendo à sua genial criação: nomear as goleiras (em português brasileiro, "traves") de acordo com a rosa dos ventos: goleira norte, goleira sul etc.



    Nauticamente,
    CdP, advogado e navegador

    ResponderExcluir
  40. Já enviei... Espero que tenha chegado (e não "chego", como dizem alguns).


    Didaticamente,
    CdP

    ResponderExcluir
  41. kkkkkkkkk. E todos os campos devem ser geograficamente orientados de acordo com a orientação. Além de as tribunas de honra ficarem perfeitamente alinhadas ao por do sol no solstício de inverno...

    ResponderExcluir
  42. Internacional 1x0 São Paulo (radio gaucha)
    Jogo de ida....
    na epoca fiz um blog pra deixar os audios das narrações da liberta e do mundial... quem quiser um sessãozinha nostálgica: http://arquivocolorado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Nos novos estádios poderiam haver cadeiras sobre o campo, baseadas num teto de acrílicos suspenso por cabos de aço, de forma a maximizar o espaço útil

    ResponderExcluir
  44. Já está na barra de favoritos.Valeuuuu

    ResponderExcluir
  45. Porra o cara subiu de olhos fechados e cabeceou contra...

    ResponderExcluir
  46. Calma, o Abelão é campeão em virar em cima das gazelas!

    ResponderExcluir
  47. Eu tb boto fé no Abelão.. já já corta os embalo da gazelada..

    ResponderExcluir
  48. Esse Barcos chora de ruim!kkk

    ResponderExcluir
  49. Abelão já tá com os zóios arregalado!

    ResponderExcluir
  50. Lembro da epoca que o abelão era fumante... a essas horas era acendendo um na bituca do outro hehehehe...

    ResponderExcluir
  51. kkkkkkkkkkkkkk o @sandroluis:disqus tá de guarda nos blogs colorados. Acabou de expulsar uma gazelana concorrencia. .. kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  52. Pra dentro das gazélaaaaa...

    ResponderExcluir
  53. desisto gente...esse ano o negocio é secar....

    ResponderExcluir
  54. e tava mesmo, e bem impedido... pqp q ixo... ainda boto fé pelo menos em um empate, quiçá uma virada histórica hehe..

    ResponderExcluir
  55. E tem gente dizendo que o Barcos fez de mao o primeiro. eu nao vi...

    ResponderExcluir
  56. Tem muito jogo ainda,um golzinho e tá feito a merda!

    ResponderExcluir
  57. Agora vai. Vai sair o ciscador...

    ResponderExcluir
  58. Boa! kkkk excelente sugestão...

    ResponderExcluir
  59. Imaginem a Rébis amanhã!kkk

    ResponderExcluir
  60. As gazela gritando olé e os pipoqueiro do fluminense que nem umas franga. Lamentável.

    ResponderExcluir
  61. Como esses caras ganharam o brasileiro até hoje eu ñ sei!

    ResponderExcluir
  62. Ganharam porque "casualmente" nunca tiveram jogador convocado para nada, sem desfalques.

    ResponderExcluir
  63. Tá feia a peleia no BV,estão tudo se cagando nas calças!kkkk

    ResponderExcluir
  64. puta merda, eu tava com a pulga atrás dazoreia hoje por causa do salto 20 do fluzinho e ñ deu outra.

    ResponderExcluir
  65. jogaram totalmente errado os cariocas...

    ResponderExcluir
  66. é, eu vi e nem quis me mete, a única coisa que tem que cuida nesse time gazelento é o pivo do pirata, eles treinaram uma diagonal dele com o chileno melhor do que messi.

    ResponderExcluir
  67. Cara, tem uns lá que me da dor de estomago, são os tipicos comentaristas de resultado e colorados de muito baixa auto estima.
    Não consigo entender como conseguem torcer para um time e elogiaram outro.

    ResponderExcluir
  68. O time do Flu é isso mesmo,ganharam na sorte o brasileiro do ano passado.

    ResponderExcluir
  69. Dar ole no Fluminense é fácil. Quero ver enfrentarem IniElston e JoSirdane

    ResponderExcluir
  70. kkkkk,só que me faltava era gazela aqui!

    ResponderExcluir
  71. kkkkkkkkkkk a melhor do dia!!!!

    ResponderExcluir
  72. IniElston não deve jogar, Ygomasquereno deve entrar.

    ResponderExcluir
  73. Gazela nada. Só pra descontrair

    ResponderExcluir
  74. tao com medo do freNAL, mas que sabe? de agora até domingo vai ser aquela velha enchida de linguica costumeira dos caras babando pras gazela e nos correndo por fora vamo ganha.

    ResponderExcluir
  75. deve ser o Durango Kid, tinha um personagem com este nome.

    ResponderExcluir
  76. Valeu, Sandro. Nunca me empolguei pra fazer uma conta naquele blog do americano que ta precisando de uma surra de birro mole faz tempo. Mas sinto que aqui o nível será outro

    ResponderExcluir
  77. Não, ele satirizou o Elton e o Josimar.

    ResponderExcluir
  78. O que é birro mole?desculpa a minha ignorância.

    ResponderExcluir
  79. Tico de pia?kkkkkkkkkkkkk piorou

    ResponderExcluir
  80. Isso deve ser coisa de nordestino!kkkk

    ResponderExcluir
  81. kkkkk só pode, nunca havia visto falarem

    ResponderExcluir
  82. Bah Rech,acho que vou me recolher,até amanhã meu velho.

    ResponderExcluir
  83. Saulo,por acaso sabe de alguma coisa a respeito do meia que Guerrinha falou que o Inter tá tentando contratar de fora do país?

    ResponderExcluir
  84. Já tá quase escurecendo.....daqui a pouco a vampirada sai da cripta e bomba o boteco do saci.........um abraço a tds.

    ResponderExcluir
  85. nunca gostei dessa de ir pra dentro do Abel. Deixou só o Edinho marcando...e deu no que deu. Já tinha visto coisa parecida no inter...pode dar certo...mas tem grande possibilidade de dar errado...e deu.

    ResponderExcluir
  86. Eai gurizada!


    Deu zebra ontem ein!! Time do Fluminense muito cagão, não sabem jogar esses tipos de competições. O unico que brigava era o Edinho.


    Gayminho ta com um time raçudo, acho que vai incomodar...

    ResponderExcluir
  87. Acho que o problema é que o Sóbis e o Wagner não eram os jogadores pra formação que ele fez ontem... Os pontas tem que ter velocidade, algo que o Sóbis não tem mais, e o meia tem que ser um 10, e o wagner não tem essa qualidade...

    ResponderExcluir
  88. nenhum de velocidade no ataque deles....mas a defesa facilitou tbém. Fico imagiando como será domingo....ou ganhamos...ou pedemos até levar um balaio de gols. Será nosso primeiro teste forte,

    ResponderExcluir
  89. ta perigando os gamba serem excluidos da liber, vcs acreditam nisso? eu ñ.

    ResponderExcluir
  90. Duvido... Comebol é uma vergonha, vide final da Sul-Americana ano passado...

    ResponderExcluir
  91. Posto novo, texto do Ciffero.
    Leiam-no, comentem-no e mandem brasa na chateação.
    E acho que não poderei tascar nenhuma bostagem nova até sábado.

    ResponderExcluir
  92. torço por isso. Gostei de ter grenal agora, se perdermos da tempo de contratarem...e arrumar a casa.

    ResponderExcluir
  93. ainda se fosse um boca da vida...

    ResponderExcluir

BENZADEUS! (Le Ruque-Raque Blogue & The Black Tape Project)

Feed-feed