sábado, 21 de maio de 2011

Colorado 1 x 1 Santinhos

Terminou na Vila, empatezin...
Eta, Síndrome de Pai-de-Cascudo!
Era jogo pra ganhar, e a vitória quase saiu no "apagar das luzes" numa bola em que o Damien fomeou com um chute peido-de-véia em vez de passar pro Cave). Seria a 1ª vez lá (quando será?), e 3 pontos valiosos. Voltamos com 1 só na guaiaca (ok, melhor que nada... até porque, se o time da casa tivesse jogado com os titulares, decerto voltaríamos zerados). E o futebol apresentado deixou muito a desejar (pra dizer o mínimo).
Mesmo com 5 desfalques (na real, 3: Dale, Dèzin e Nen), o Inter tinha de ter feito os reservas do Santos -- até o goleiro era o do banco, e o Muriçoca ficou em casa por causa duma gripe... Zé (golaço em bola enfiada na área pelo Oscarito) e Tinga foram os melhorzinhos, e a boa surpresa ficou por conta do Ruã (a ruim foi o Daniéu: além de cometer um penal besta, passou o resto do jogo amarelado e arriscou a ser expulso). Fabrício fez sua estréia ao render Bola, Cave entrou no lugar do Oscarai e Gular no do Zé (curiosidade: em 9 jogos, foi a 1ª vez que o Falcão fez a 3ª substituição, acho).
Mas, como disse o Falcão (na véspera da estréia no Brasa, sobre a possilibilidade de levantarmos o tetra): "Vai ser difícil...".
E, como cantava na rua um véio piradão (e mala) à moda gregoriana:
"Haja sacuô!
"Dielefantiê!
"Muita cobiça e pouca lingüiçaá!".
Muita cobiça? Talvez nem isso.

Ata da mixórdia: aqui.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Vai começar a correria - Brasa 2011

Benzadeus!
Eu confesso! Eu me converto!
Não sou digno de que entreis em minha morada,
mas direi uma palavra e serei salvo:
SEREMOS CAMPEÕES!

Passados estes dias úteis de ressaca e alopração, e nem bem chegada a missa de 7º dia do Imorrível Tricuzeta, faremos neste sábado nossa estréia no Brasa. O palco será a Vila Bermíru, num horário esdrúxulo: 21 h (melhorou pra pior).
Teremos de cara 5 desfalques: Nen, Diguin, Dale, Dèzin (este por 1 mês) e Sóbs (cujo empréstimo provavelmente não será renovado). Outro que ficaria de fora é o Zé Roberto (um dos heróis da finalíssima, na qual inclusive foi vítima de racismo), por conta duma suspensão pendente do Brasa anterior, mas acabou sendo liberado. Cave seria o nome pra fazer companhia ao Damien, já que sobraria a vaga de gringo do Cabezón. Agora o Zé tá no páreo. Se bem que é possível até de o Falco escalar os dois mais o Damien (talvez deixando o nosso Billy The Kid pro 2ºt). Seja como for, em virtude das convocações do Damien e do Bola, deverá haver mais oportunidades pro Cave noutras partidas (tomara, antes que ele peça pra ir embora).
Já o Peixe do Muriçoca jogará com reservas ou mistão, tendo em vista que é semifinalista da Libertas. Quer dizer, menos mal dentro dumas: reservas sempre vêm com aquela vontade de mostrar serviço.
E vencê-los na Vila seria inétido pra nós.
Zygma zegue thomand Provydhênzya
Com Falcão no comando dum grupo que ganhou muito moral pela conquista do Gauchonga Cueca-Cuela Na Milonga, reacende-se com força a chama da esperança pelo tão sonhado tetra-campeonato... Batemos na trave algumas vezes (incluindo aquele tapetão), e parece que este ano a coisa vai dar certo.
Como reforço, foi apresentado esta semana o atacante Gilberto, vindo do Santa Cruz (além dele, chegaram Siloé do Avaí e Jô do Cruzeirinho...).
O General Boolívar tinha recebido sondagem justamente dos santistas, mas o Inter não liberou o capitão e ainda renovou o seu contrato (até 2013). Guina fica até 2014, e Dale está prestes a assinar a sua renovação (até 2015). Fora isso, são as especulações indo e vindo, como de costume (surgiu até um suposto interesse da Roma em ser treinada pelo Falcon).
Mas tá pra lá de óbvio que precisamos de contratações de primeira: em especial dum zagueiro e dum lateral-direito. Também o entreturnos será decisivo: p.ex. seria essencial segurarem o Damien (acho meio brabo).
O campeonato é longo, cansativo, uma novela arrastada com uns jogos despertando mais interesse e outros que parecem menos importantes... Nisso já estamos vacinamos: qualquer pontinho pode fazer a diferença, número de vitória, saldo de gols. É preciso não esmorecer, nunca baixar a guarda, não ratear nem dar sopa pro azar. E que desta vez acertem o planejamento. Todos os jogos valem 3 pontos. É fazer o dever de casa e obter pontos fora.
Bamo que bamo!

Listinha do Falcon pra peleia na Vila:
Goleiros: Renã e Laurindo.
Zagueiros: Boolívar, Yndio (é dúvida), Ruã e Moledo (cotado pra substituir o Yndio).
Laterais: Daniéu, Kréber e Fabrício (novidade).
Volantes: Guiña, Bola, Matia e Grêiydsu.
Meias: Oscarai, Zé, Tinga e Gular.
Atacantes: Damien e Cave.

Por enquanto é só, pessoal.
Vão com Deus, que eu fico com a Virgem.

domingo, 15 de maio de 2011

É CAMPEÃO, PORRA! 40 VEZES GAUCHÃO!


NÃO TÁ MORTO QUEM PELEIA!
E MATAR AS IMORRÍVEIS É COM A GENTE MESMO!
MATAMOS O PUTO TRICOLOR NO OLIMPINICO "FREEZER" MINIMENTAL!
ESTA TERRA TEM PATRÃO!

DE VIRADA É MAIS GOSTOSO?
(É COMO GOZAR DUAS VEZES?)
NOS PENAIS MELHOR AINDA?
EM CASA?!
QUE BAITA SUPRESA DO PAPAI, HEIN!
(PATERNIDADE NÃO TEM FIM)
CHUPA, GAZELINHA!

Ata da conquista no chiqueiro: aqui.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Crepúsculo dos Ídolos

OU COMO SE FILOSOFA COM O MARTELO


Quando a vaca vai pro brejo, a bosta vem à tona.

(A casa anda desarrumada pacarai, e não é de hoje.)

domingo, 8 de maio de 2011

Palhaçada: Inter 2 x 3 gremixo


Palhaçada! Não tem outra palavra. Quem não tá de cara deve ter se injetado sangue de barata.
Se a derrota em casa no bre-nal deste domingo de mães, do jeito que vimos, depois da desclassificação também em casa pro Penharol, do jeito que vimos, se isso tudo não for motivo suficiente pra sacudir a casa e providenciar mudanças efetivas no time e no planejamento, quem sabe até radicais, então nem entendo mais nada.
Mudamos de técnico, mas parece que a coisa até piorou. Temos carências no grupo e até problemas anímicos. Além dos mancos e cabeças-de-bagre, há uns se escondendo. E dá pra considerarmos crônica a passifidade de corno-manso e o acomodamento desse time bovino, que aceita resignadamente derrotas, fracassos e fiascos. Um time nada ambicioso, incapaz de reagir e de se indignar . Que tem saído na frente, deixa de matar a charada, pra depois sofrer um apagão e entregar a rapadura; em geral, tem de se peidar, fazer a terra girar ao contrário pra fazer um golzito salvador, sendo que pra tomar não precisa muito. Um time sem-vergonha, sem vontade, sem pegada, sem lideranças, sem esquema de jogo, sem velocidade. Mimado por salários de marajá, na casa dos 200, 300 contos, e com uma torcida sangue-doce.
A lateral-direita é um corredor, a esquerda anda mal; a zaga vacilona é uma baba (e ainda quer fazer linha-burra); o goleiro sem pescoço tem braços de jacaré e mãos de alface, nem tiro-de-meta tá acertando; Laurindo Cueca-de-Chumbo Tuiteiro Lojista é menos pior; o meio-campo não tem velocidade, a criação e a marcação estão capengas; o ataque, dependente dos gols do Damien, não vem conseguindo superar os tantos gols sofridos (se fazemos 1, levamos 2; se fazemos 2, levamos 3...); quase ninguém chuta a gol, e quando chutam, é fraquinho ou lá na lua. E por aí vai.
Falcão é muito gente boa, prioriza a conversa e a harmonia. É o estilo dele, mesmo assim hoje gesticulou enfezado na beira do campo. Chegou há recém, pegou uma encrenca, tá tentando pensar a coisa, mas a maionese desandou. Decerto já começou a perder o resto de seus cabelos já encanecidos.Vai ter que sacudir o grupo e tomar decisões firmes. Não há tempo pra contemporizar, botar panos quentes não adianta, é preciso acertar a mão logo duma vez.
E a direção que se coce pra fazer umas dispensas e contratar logo.
Tá feia a coisa. Bota feia nisso. Tanto que uns três ou quatro de nossos titulares (alguns sem contar com reserva plausível) poderiam disputar a camisa ZERO.
Gato gordo e mimado de madame não caça rato
Hoje conseguimos a proeza de perder em casa prum time podre como o gremixo -- menos mal que é "só" Gauchonga-na-Milonga. E de virada, sendo dois gols de cabeça, encobrindo o goleirinho que tava além da marca da cal, dormindo e comendo mosca. Cedemos o empate bisonhamente ainda no 1ºt, após sairmos na frente com gol do Dèzin (que depois viria a perder um feito). Mal começou o 2ªt, meio que se repetiu aquele "apagão" contra o Penharol, parecido tanto com o 1º gol pelo tempo (aos 40 seg) como com o 2º, também de cabeça com a defesa viajando e o goleirinho se adiantando. Falcão tirou Sóbs e Dale (que andaram se bicando na derrota pros uruguaios), que aliás não tavam jogando nada. Oscarito e Cave entraram bem, aos 14'. Depois de vacilos e investidas, conseguimos o gol de empate numa cabeçada do artilheiro Damien. Tudo na feição pra de repente até virarmos. Daí sofremos o ridículo 3º gol... Sifudê!
No próximo domingo, precisamos meter 2 de diferença pra ficar com o caneco.
Renã Deprê, tem de ir pro banco; que volte Laurindo ou entre o Muriéu mesmo.
Boolívar nem pra capitão tá servindo. Diguin Sukin, refugo da Azenha, não pula nem uma gilete (li isso nalgum lugar). Por mim, vão pro banco ou pro inferno, porque mesmo com um líbero continuariam rateando. Detonaram tanto o Yndio véio de guerra, mas esses dois aí tão se saindo pior. Qual a opção? Os gurizões Moledo e Ruã? Em clássico fora de casa?
Nen talvez service de líbero, pra tirar a bola com a careca, porque como lateral ele corre, corre, toma bola nas costas, não sabe marcar, cruza tijolo olhando pro chão, só sabe correr, é um corredor pros adversários, é só jogar por ali; pra completar, nem reserva o desgranido tem direito. De resto, Dale desligado e Dèzin marrento juntos é brabo, eu já sabia disso e tive certeza na vitória sobre o Emeleca. Acho que a melhor opção de momento é Dale, Oscarito, Damien e Cave: chega de centroavante isolado só com meio-campista. Sóbs e Tinga têm jogado pouco, é fato. E paro por aqui, pois sou leigo no assunto. O plantel é este. Falcão que faça a coisa certa.

CHEGA DE SERMOS O "TIME DO CONTRA"!
BASTA DE "SÍNDROME DO PAI DE CASCUDO"!
FORA, RANÇO! SAI, ZICA!



Ata do fiasco: aqui.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Rescaldo

Recebi nesta madruga de 5ª pra 6ª a visita dum mosquito que me zumbiu uma mensagem do além dando quais substituições o Falcão deveria ter feito na fatídica 4ªf pra que tivéssemos chance de virar a virada do Penharol.
No intervalo, era pra ter tirado o Dèzin e botado o Tinga (com a recomendação de ajudar na marcação pelo lado do Nen), talvez assim não saíssem aqueles 2 gols relâmpagos, ou quem sabe apenas um. Seja como for, Tinga tinha de entrar no lugar do Dèzin. Mas o mosquito, talvez um do casal da campanha contra a dengue que tava no gramado com o Saci e o Escurinho antes do início e no intervalo, pensou a coisa a partir dos dois knockdowns, quando a vaca tava indo rapidinho pro brejo. Como num filme enfumaçado, vi o Falcão chamando imediatamente após o 2º gol, aos 5', duma só vez 3 jogadores: TINGA, SÓBS e CAVE! A torcida exultou. Mas quem sairia, fiquei na dúvida, todos ficaram, até o Falcão; então o mosquito me aclareou as idéias e se escafedeu: Cave no lugar do Dézin; Sóbs no do Nen; e Tinga no do Guina! Perfeito. Era tudo ou nada, e assim havia boas chances de ser tudo de bom.
Pena, agora Inês é mortinha da silva. (C não fosse o c... Se a tal inesquecível vivesse ainda, seu bolo de aniversário precisaria de incríveis 686 velas.) 
E pensar que na véspera da derrota eu tive um daqueles sonhos delirantes com ares de mau augúrio: num alambrado alto, ou tipo num parapeito alto, em frente ao Bera, talvez a própria rampa ou marquise do estádio virada pra Padre Cacique, umas pessoas dependuras, avisei uma mina que ela podia cair, que saísse logo dali, ela ficou se fazendo e então a puxei pra fora; eis que de repente surgiu uma mão estendida dalguém que eu não conseguia ver, a criatura tava dependurada e tentava se aguarrar em mim pra que o puxasse, mas eu não consegui e nem fiz muita questão (passo!), era mão peluda, de homem, mão gorda dum cara pesado, eu nem teria forças e seria arrastado junto; fiquei meio lanhado e por uns instantes me senti um pouco "culpado" como "ser humano"; dali fui prum casão com a mina, que precisava de cuidados... Ki viaje!
(E pensar que na véspera do Mundial tive um pesadelo, como num filme mudo mas a cores, as tomadas obliquamente de cima: vi o Mazembe fazendo 2, 3 a 0 na gente. Sério. Valei-me, meu Pai!)

Domingo tem o 1º bre-NAL decisivo do Gauchão Cueca-Cuela. Como previ, o apitador sorteado no palitinho será aquele mesmo careca fdp do jogo contra o Jumentude, quando expulsou o Bola: Jan πerre. E pra finalíssima, no Olimpinico Minimental, tá engatilhado o também tricuzeta Leandra Vyaden... Seja como for, bamo socar essas imorríveis, que foram pro Chile já no caixão, faltando só a tampa.
Mas independentemente disso, o Zigma tem de se coçar pra dispensar algumas nabas dispendiosas e contratar duma vez pelo menos (eu disse "pelo menos") um ótimo zagueiro e um lateral-direto idem. Ademais, é preciso aproveitar melhor a base (Moledo p.ex.) e não se desfazer de afirmações como Damien e Oscarito.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Quarta-feira de cinzas


Caution Crime Scene Tape Images

Manhãzinha de 5ª pós Gato Negro (bom vinhozinho chileno que tava descansando na "adega"), ainda nem li nada sobre a nossa eliminação e a dos demais brazukas que foram pra banha ontem à noite (gazelas inclusive).
Então vou me centrar um pouco no que vi de corpo presente.

Não sou pessimista, mas desde a partida em Montevideo escrevi, falei e argumentei que não tava gostando do time e da escalação. No Centenário escapamos de tomar goleada já no 1ºt, e o gol "fortuito" do Damien deu ares de vitória à peleia. Eu já sabia em tese, mas o jogo contra Emelec no Bera, apesar da vitória de 2 a 0, deixou bem claro pra mim o seguinte (vou repetir):
Dèzin e Dale juntos, ainda mais em jogos pegados contra times que marcam forte (como todos na Libertas), simplesmente não dá pé -- são lentos e frágeis, param na marcação e não conseguem chegar à frente.
Com isso, Damien fica isolado, até porque o 2º atacante também acaba à mercê do marcador -- foi assim com o Sóbs e pior ainda com o franzino Oscarito; ontem passou o jogo encalacrado pelos uruguaios.
Nossa lateral direita é piada, Nen-corredor dá muito espaços, o que melhor ele faz é tirar bolas de careca na defesa, mas como lateral é uma desgraça, e um time capenga de lateral é presa fácil; não foi à toa que os 3 gols do Penharol saíram pelo lado dele.
Defesa baba essa de Boolívar e Diguin Sukin, ontem nem a dupla de volantes Guina e Bola conseguiu salvar (até porque os loco chegaram pelos lados); esses dias ouvi duma pessoa ligada ao Falcão: "como é que ele vai tirar o capitão do time?" (aliás, ontem o "General" não falou nem com o juiz, enquanto Falcão teve de passar instruções ao Renã); quando Zorondo se quebrou, reformei muito ao Inter que precisávamos contratar um zagueiro de verdade com urgência.
Em suma, taí a minha explica pro naufrágio nas oitavas.

No treino, Falcão tinha usado um 433, com Tinga e Sóbs no lugar do Dèzin e Oscarito. Beleza, pensei. Daí a escalação vem com Dèzin e Oscarito... O guri fez o gol de cara, a 1 minuto, era tudo o que queríamos, pegar o visitante desprevenido. Daí minguou o jogo pra ele, arma ótima pra contrataques que não se ofereceram. Até porque de cara também deu pra ver que o juizeco (pra variar) tava jogando junto com os uruguaios.
Apertamos, com altas dificuldades pra chegar na área, até fizemos o 2º, anulado por impedimento, Kréber perdeu outro (deu um bico pra fora em vez de colocar).
Fomos pra banha de maneira patética
E aí veio o intervalo. Comentei com as parcerias: tá feia a coisa, não podemo tomar gol, Falcão tem voltar com o Tinga no lugar do Dèzin, que tá parando na marcação e meio desligado, e de repente bota junto o Sóbs no lugar do Oscarito ou até do Nen... Voltou tudo igual, o mesmo time entrando tranqüilo em campo. Quinze segundos de jogo, cedemos o empate de maneira bisonha. Era preciso fazer mais um pra evitar os penais. Só que nossos jogadores, "zombie mode" total, pareceram não ter acreditado que nesse gol, então tomaram mais um 3 minutos depois, gol ridículo, o loco chegou a telegrafar o cabeceio, mas Renã já tava adiantado... Daí caiu a casa, a água que já tava na bunda subiu acima do pescoço. E que providências tomou o nosso estimado Falcão: chamou quem? Ricardugular? no lugar de quem? Oscarito? E ainda ficou bons minutos botando bafo no gurizão do Inter B, no melhor estilo Titenik. Porra, cadê o Sóbs?! cadê o Cave?! Se isso não era jogo pro gringo, quando seria?  E o Zé, por que o liberaram pra resolver "problemas particulares" (uma intimação judicial) na Bahia? Pois Ricardugular, tocado na fogueira como táboa de salvação, começou achando que uma mãozinha nas costas seria falta (como se fôssemos gambás ou urubus no Brasa), quando o puto do juiz tinha apitado o 1ºt sem dar nada pra nós, deixando bater e invertendo tudo. Em seguida, Tinga rendeu Dèzin. Mas, além da marcação dura com a conivência da arbitragem, os uruguaios começaram a catimbar, a ter cãimbra na orelha e no mindinho etc. E ainda quase veio o 3º num contrataque. Passada a metade da etapa derradeira (26'), Sóbs até que enfim foi chamado e acendeu a torcida; Nen saiu. Com 1 minuto em campo, acertou uma bomba, mas o goleirinho defendeu, assim como viria a salvar ainda outras 2 bolas (uma de bate-rabate na área e outra num chute de Dale aos 43'). Era tudo ou nada, tentativa de abafa, não tinha como existir mais esquema de jogo. Aos 45', Damien consegue uma cabeceada, acerta na trave... Adeus, Libertas 2011. Falcão pisou na bola, e os jogadores decepcionaram. Os 5 minutinhos de apagão nos custaram caro, mas esses minutos foram fruto de bastante tempo.
Os carboneros, em grande número como esperado, tinham sentido a borracha comer às ganhas pela mão dos nossos "bem-preparados" e equipados brigadianos antes de a bola rolar (alguém sabe o motivo? foi só por causa dos sinalizadores e rojões?), acabaram fazendo a festa na nossa casa. E a nossa ficou devendo (cadê o povão?! e até as organizadas andam meio anestesiadas e domesticadas).

A gazelada se assanhou toda, nós fora e elas podendo virar o panorama contra o Universidad de Chile no jogo das 10, na base da imorribilidade... Chupa, gazelinha!
E agora vi que o Olé chamou a nossa queda de "Portoalegrazzo", bem o que pensei antes de dormir -- foi um "Berazazzo". Mesmo assim, depois a Raposa foi mais esperta que o Saci, conseguiu fazer pior: melhor campanha disparada, ganhou fora de 2 a 1 da "baba" Once Caldas, o último dos classificados, e ontem perdeu o cabaço traumaticamente ao tomar 2 a 0 em casa (pra cúmulo da vergonha, o técnico Cucagado deu uma cotovelada covarde no Rentería e foi expulso). Outro que sifu foi o "guerreiro" e "heróico" Phluminense: 3 a 1 em casa e 3 a 0 na volta pro Libertad. Ou seja, o único brazuka a fazer gol nessa 4ªf fomos nós -- antes não tivemos feito mas tampouco levado. Assim, só restou o Santos do Muriçoca, classificado às oitavas no tranco e que escapou de cair fora das quartas porque jogou na 3ªf (0 a 0 penoso com o América no México). Se fosse na quarta, decerto iam se juntar aos quatro compatriotas que ficaram de quatro.

E agora? "A vida continua", é o que dizem nessas ocasiões -- "continua", porém de momento requer que esfolemos os dedos escalando o precipício. Sem drama.
Bre-NAL nos próximos dois domingos pra decidir o Gauchão (eu não disse que iam "sortear" o carequinha Jan Pierre? depois vai ser o Vyaden...).
.
E se quisermos voltar à conquista de títulos importantes, é preciso com urgência uma REFORMULAÇÃO, REPLANEJAMENTO e mudança de MENTALIDADE!
Falcão veio declarando almejar um futebol feliz como técnico, mas vida de técnico não é nada fácil, ainda mais se treina o clube pelo qual torce e no qual é ídolo. O golpe dessa eliminação frente ao Penharol foi forte, mas disso tiraremos mais forças pra darmos a volta por cima. OOOOOOOOO... SEJA MAIS GUERREIRO!

Ata do desastre: Inter surpreendido pelo Peñarol ("surpreendido"? acharam que os loco vinham só pra fazer turismo?)

terça-feira, 3 de maio de 2011

Penharol chegou reforçado

Os loco já estão na cidade, vieram de voo fretado e tudo.
Terão o retorno do goleador deles na Libertas, Juan Olivera, que entra no lugar do Pacheco.
Também o atacante Urretaviscaya, recuperado de lesão, está à disposição, mas começa no banco. No meio campo, Mier sai pra entrada de  Domingo.
O Penharol tá meio "dividido" entre a Libertas e o Campeonato Uruguaio (ahã): venceram o Rampla Júnior por 3 a 1 e alcançaram o Nacional, contra quem disputam o clássico no próximo fim-de-semana.
Quanto ao Inter, teremos o mesmo time que atuou contra o gremixo, saindo Tinga e entrando o Bola. Acho que Oscar segue no lugar do Sóbs.
2 ou 3 coisas me preocupam um pouco:
[1] Tamo tomando gol (não digo "fácil", pero...);
[2] Tamo fazendo pouco gol (quase sempre com Damien ou participação dele - ok, ele é o 9).
[3] Renã tem tido trabalho (ok, tá pegando).

ATUALIZAÇÃO:
[19h, 3/5] O treino desta 3ªf à tarde acabou sendo aberto, mostrando uma surpresa: Oscarito e Dèzin na reserva, Sóbs e Tinga titulares. Assim, o esquema ficaria tipo o 433 em vez do 442 (ou 4411). Fonte: GE.

BAMO, INTER!!! SÓ TE PEÇO ESTE CAMPEONATO!!!


Fontes: [1] Uol e [2] Inter.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Mais um caneco pra galeria -- INTER CAMPEÃO da Farropulha 2011


Contra os pulhas da FGF, lacaia da RèBi$, contra a Cueca-Cuela da Vonpar do tricuzeta Vontobel, contra tudo e contra todos, faturamos ontem, Dia do Trabalho, no amado Bera-Hell, maloca querida, o campeonato do returno do Gauchão 2011, a dita Taça Farroupilha, em cima do Brêmio Futbol Putoalegrense do Renatoyota Gabola, que surpreendeu ao encher de volantes o seu timeco.
O 1ºt foi arrasador, que teve logo no início um penal no Oscarito sonegado pela gazela Márcio "8 Minutes" Chaguento, e só deu Inter, de modo que deveria ter terminado uns 3 a 0 em vez do único gol do artilheiro Damien, em lance do Dèzin. Gol aliás que elas tiveram a caradura de contestar junto ao apitador (num comportamento típico das chiquititas, o defensor de pijama se atirou em cima das costas dele dentro da área, que conseguiu se safar e encobrir à la Messi o goleirinho Groghe; na comemoração, “Hadouken” do Street Fighter). E Sr. Juiz deixava baterem (Rochembixa e Adilso mostraram o seu "futebol"), até dava falta, mas amarelo que é bom, necas. Oscarito foi o que mais apanhou com a conivência desse canalha. Damien levou cotovelada na cara, e ficou por isso mesmo. E quem teve no Bera pode observar faltas sem bola que decerto a tv não pegou ou não quis pegar. Elas estavam desesperadas, não conseguiam chegar na frente. Agora era certo, como avisei aqui neste blog e alhures, que o putão dos "8 minutos" tinha uma cama-de-gato pra nós. Coisa mais fácil prum juiz é dar amarelo prum volante como o Guina (e até tipo o Bola, expulso no jogo anterior). Daí é só esperar antes da metade da etapa complementar pra tascar o 2º amarelo nele. Então aos 24', com o placar do nosso lado, ficamos sem o Cholo, que havia tomado de graça um amarelo no 1ºt.
Falcão sacou logo o Oscarito e botou o Matias, mas o Inter acabou indo pra trás, ainda mais que era certo que o Puto do Apito marcaria qualquer sopro no cangote das gazelas pra elas lançarem a bola no fedor. Dèzin saiu aos 38', entrou Ruã. Sóbs ou Zé poderiam ter sido chamados, pra que pudéssemos ter alguma arrancada (e o Cave, hein?).
E eis que então acabou saindo o golzito cagado delas, lá nos 41', numa confusão dentro da área em que já tavam pedindo penal. Encochamento na Coligayral... No minuto seguimente, Damien enfileirou 4 e mandou a gol (não viu o Kréber), mas o Groghe defendeu. Depois teve um chute pra elas e ainda uma falta na meia-lua. Como já tava empate e o Chaguento já tinha aprontado, deu 3' em vez daqueles 8 célebres minutos. Parece que tavam certo que bateriam a gente nas cobranças, já que ganharam assim outras 2 ou 3 disputas neste Gauchão. Mas o juizeco gazela ainda tinha uma carta na manga: em vez de ir pro gol do placar, onde estava a maior torcida (como manda o regulamento), foi pra goleira do Gigantinho, atrás da qual tava a Coligayral. Zigma ficou furioso, invadiu o campo, a boneca Portaluppa, de luvinhas pretas de lã contra o "frio" que não faz no Rio (tal como o seu pajem entrou pra empatar) chegou junto, quase fechou a rosca. (Parêntese: que comportamento ridico o desse padeirinho! Até ameaçar com a mão o Nen em cobrança de lateral ele foi capaz, que nem piá que faz que vai dar um tapa e coça a nuca. Ah, e gostou quando a torcida mandou o Renato! Viado! Renato Viado! )
1º penal: Borges dá um bico por cima, lá nas imorríveis; Dale converte com a categoria de sempre e vibra muito (a Renaba Karioka ficou toda ouriçada).
2º penal: Renã! defende cobrança de Fernanda no canto direito; Damien amplia.
3º penal: Rochembixa converte; Kléber não deixa por menos.
4º penal: Adílson converte; daí ficou nos pés de Diguin Sukin, banido da Olimpinico ano passado, a possibilidade de matar a charada... Não deu outra, matou mesmo e mostrou o pau.
Chupa, gazelada, que é de uva! Senta, que é de menta!
Aqui quem manda é nóis!
                  Ô... A COLIGAY VOLTÔ !   Ô... A COLIGAY VOLTÔ !  

Enfim, o que era pra ser uma chinelada nelas quase virou uma chinelagem contra nós. A conquista acabou sendo "dramática", mas assim também teve um valor especial. Falcão e Renã foram os mais emocionados.

SHOW DE BOLA !!!
Dribles de destaque (os que lembro agora): o la Boba com caneta que o Dale aplicou numa gazela, o passa-cavalinho do Kréber em cima da promessinha delas (que recém tinha entrado) e a janelinha do Damien dentro da área (em cima da Rafaela Marques).

Domingo que vem tem mais bre-NAL. O 1º será no Bera, e a finalíssima fica pro Minimental.
Antes, na 4ª, também em casa, temos a peleia de volta das oitavas contra o Penharol...

Ata da peleia: aqui.

BENZADEUS! (Le Ruque-Raque Blogue & The Black Tape Project)