(Da série "Excertos do Conselho")
Por Ciffero de Parvalho
Volta e meia deparo-me com a camisa do Colorado pelas ruas e estádios do País (a foto acima ilustra o que em geral vejo). A camisa da Nike já foi exaustivamente discutida em termos estéticos... Se boa parte da torcida aprova o modelo, é também verdade que alguns torcedores não gostam da manga branca, outros reclamam do tom do vermelho, outros, ainda, não gostam da gola “v”.
Questão ainda não discutida profundamente, e que trago à baila neste relato, é o belo design dos números que hoje pespegamos às costas de nossos craques. Não obstante a beleza desses algarismos, já percebi que alguns torcedores ranhetas, por preferirem algo mais clássico, reclamam do estilo inovador adotado pela Nike.
Assim, no uso de suas atribuições, e visando a atender os anseios de todos os torcedores colorados, o Conselho analisou (em reunião com um especialista em estética da insigne empresa que hoje nos fornece material esportivo) várias propostas para os numerais que estarão estampados em nosso uniforme no Campeonato Brasileiro de 2013. Sintetizo, a seguir, em apenas um parágrafo, o ápice de nossa discussão.
Uma das propostas mais bem cotadas foi a de um conselheiro de origem italiana, que, em atitude pró-ativa e historicamente sensata (dada a origem de nossos fundadores, os Poppe), defendeu o uso de algarismos romanos em nossos uniformes. A iniciativa, porém, encontrou um obstáculo de ordem espacial, quando tentamos adequar o número 38 (XXXVIII), de nosso craque Lucas Lima, à exígua largura da camisa.
Vetada a proposta do conselheiro italiano, chegamos, depois de uma série de alentados debates, a um consenso, lavrado em ata, a qual repasso parcialmente, abaixo, em primeira mão, aos leitores deste distinto sítio.
A Direção do Clube, no uso de suas atribuições, e conforme reza o Estatuto pelo qual é regida, resolve adotar, para o Campeonato Brasileiro de 2013, no que diz respeito à indexação numérica de todo e qualquer item do uniforme de nossos atletas, a numeração DEVANÁGARI, cuja correlação com os algarismos arábicos, para fins de rápido entendimento, segue abaixo:
Com essa importante jogada de marketing, afinada com o bom-senso estético, esperamos contentar o torcedor colorado de antanho, atual e vindouro, dialogando, desde já, não só com o que há de mais moderno no ramo do design mundial, como também com uma nova fatia do mercado asiático, qual seja, a da Índia, país não infenso ao futebol e onde esperamos decididamente implantar nossa cultura ludopédica.
Devanagaricamente,
CdP
CdP
Para entender nossos novos números, consulte:
http://www.glazman.org/specs/numberings.htm
Cabe ao Colorado desbravar e desvendar o promissor e especioso caminho das Índias (bonus by Henze) |