quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Balanço final


Pessimismo
 Quer dizer, não vou fazer balanço nenhum. Por este ano chega.
A última foi que renovaram com o Sapo Rot e com o Yndio véio.
-- Sim, craro, craro... intindi!
"Sinceramente", como dizia o Fossati, desde a demissão do Titenkamon o Falcão p.ex. tem se oferecido pra treinar o Inter, mas o FC nem quer saber. Ah, o Falcão faz uma cara que não treina ninguém blablablá... Mas se tem gente treinando a vida toda e não aprendendo nada!?
Enfim, parece que a paulada que levamos em Abu-Dhabi não serviu pra nada, e vamos pra Libertas-2011 assim como estamos.


Otimismo



Era isso. Feliz Páscoa pra todos! Rumo ao rumo. Queremos o tri, e queremos pra já!
Fui!


sábado, 18 de dezembro de 2010

Medalha bronze FIFA-2010

Inter 4 x 2 Seongnam

Com 1 do Macunaíma, 2 do Capivara e 1 golaço do Dale, abrimos 4 a 0 nos coreanos.  Começamos meio desanimados,;dai saiu o gol do Tinga, bateu a emoção, voltamos a vibrar. Depois dos 4 a 0, demos mole e, mesmo com 1 a mais desde os 2 a 0, levamos 2 (Molina não seria um bom reforço?) -- Pato tinha entrado no lugar do Renã como homenagem pela aposentadoria, mas a rateação foi da defesa.
(O jogo segundo a Fifa: aqui.)
Enfim, tivéssemos pegado os coreanos em vez dos africanos na semi, teríamo ido pra final (assim como, se minha vó não tivesse morrido, teria uns 150 anos).
A torcida também tá de parabéns!
Agora é a expectativa pela volta do time, pela redefinição do time,  começando pelo técnico e passando por goleiro, atacante e o resto -- ou seja, quem ficará e quem virá pra Libertas.

P.S.: A Dimilão fez 2 a 0 em 4 min, aos 17' do 1ºt; dominou o jogo e, jaos 40' do 2º, meteu o 3 a 0. A torcida colorada continuou no estádio pra essa final jogo e cantou muito ("Ei, gaymio, vai tomá no cu! Olê, Inter! Olê, Inter!" etc.), roubando a cena e mostrando que quem ama, perdoa.
Quanto à torcida da Dimilão, por que puderam entrar com bandeiras de mastro e até sinalizadores e nós não?
D'Ale, bola de bronze.
3º do mundo sim, vale algo; agora comemorar 4º do Brasa, vaga pra pré-Libertas como se fosse título, é coisa pra time de 2ª mesmo. 3º sim, 2ª não!

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Levanta a cabeça, Colorado! [depois de vomitar]

Ainda na base da raiva, da frutração e da tristeza, vou desabafar aqui.

Vomito, logo existo.
Vários indícios nos últimos meses mostraram que tinham algo essencialmente errado no Inter.
Sei que é fácil falar agora. Mas se não falar agora, vai ser quando? Antes ia ser cornetagem.
O soro da verdade dói, e a verdade é necessária.  Chega de tapar o sol com a peneira e dourar a pílula.


O Inter simplesmente foi ridículo hoje, um fiasco. Faltou colhão (segundo o FC, "faltou competência"; pergunto: de quem? no quê?). Alguns de nossos supostos guerreiros amarelaram, pipocaram, sei lá, foram meros simulacros do que esperávamos. Nossas madonas perderam gols "feitos" ("consagraram" o goleiro) e levaram gols "bobos". Se ferraram bovinamente.
Outras coisas nem dá pra chamar de surpresa. Tipo nosso goleirinho depressivo, gelado, mão-de-alface e bracinho-de-jacaré. É uma, é duas, no máximo na 3ª ele tá com a rede cheia. A zaga ratona. O centroavante com aquela dificuldade crônica pra fazer gol. Todo mundo vacilando e se omitindo, sem sangue no olho, sem vibração nem nada, só sangue-doce e baratinamento. Nenhum Iarley, Clemer, Fernandão ou Abel pra chamar na chincha.  Sandro e Taison viraram caixa no meio do ano. É muita enganação, gente boa. Daí chamar do banco a gurizada pra tentar resolver a parada, inclusive o melhor jogador eleito da Libertas, quando a água já tava no pescoço, parece forçar demais aquele lance das coincidências. P.ex. por que Dale tava tão recuado? Por que Sóbis tava batendo falta e escanteio? Por que Alec ficou em campo tanto tempo num jogo daqueles? Por que Dèzin não entrou? Por que não mudou logo no intervalo, botando Giuliano e Damien? Por aí vai. E pensar que "abandonamos" o Brasa pra isso...
E a torcida colorada no estádio? Tá certo que a tv só mostrava os 47 canibais que a Fifa pagou pra enfeitar a festa, mas os nossos milhares de torcedores pareciam um banco de múmias paralíticas (vai ver tavam pensando nas contas da viagem).
Enfim, bem que algumas malas poderiam de repente ficar por lá mesmo. As máscaras caíram, e o barraco tá balançando. Chamem o Dr. Guilhotina.
Era isso. Meus sinceros parabéns ao TP Mazembe. O dossiê de 50 páginas preparados pela nossa comixão ténica errou feio: o TPM não foi nem "violento" (nada diferente do que estamos acostumados por aqui), muito menos "camicase" (pelo contrário, cozinharam a gente e jogaram com inteligência).
Ah, não me lembro de ter sonhado com resultado, só que na antevéspera sonhei que tínhamos levado 3 a 0 do campeão africano. Agora queria sonhar com a senha das ogivas nucleares.
___________________________________________

P.S.#1: Ou tá tudo errado, ou tá tudo normal? Tamo esfolados e quebrados, escalando o precipício, ninguém esperava este tombo, apesar de termos tido vários indícios nos últimos meses. Não vamos fazer terra arrasada? Bá, eu p.ex. tô muito arrasado pra isso. Agora, resgatemos a humildade, Colorados! Não apontar os erros pra tentar corrigi-los é arrogância e inconseqüência.
No mais, como a crônica esportiva brasileira se compraz desprezando os outros: mexicanos, africanos, orientais. Só os europeus, os brasileiros e os hermanos têm valor?

P.S.#2: "É isso aí" e "bola pra frente" dentro dumas. Senão parece aquelas pessoas que dizem: "é só um jogo de futebol...". O bagual não pode nem admitir a tristeza? tem de ficar sempre arrotando isso que aquilo? Pô, a humildade foi embora? Muito torcedor e a direção passaram a confundir orgulho com arrogância e ficaram se achando. Mas e o povão colorado, cadê? Ah, não são sócios.

P.S.#3: Difícil mesmo é se manter no topo. Pra isso precisa muita coisa: humildade e senso-crítico, p.ex. Mas onde tava ontem a gana de ganhar, a vibração? Quanto à torcida, pela tv achei que parecia um monte de múmias. Não cantaram? Não berraram? Gritaram o nome dos jogadores antes? A tv quase só mostravam os canibais que a Fifa bancou, e da torcida colorada só deu pra ouvir quando pediram o Giuliano. Mas os jogadores não foram lá na frente antes saudar a torcida... Quem pensam que são? Por acaso tinham se vendido? Já o Rot virou as costas pros jogadores ao apito final.

P.S.#4: Uma hora algum time da AL ou da UE teria de perder na semi. O Inter fez apostas erradas e persistiu no erro durante os últimos meses. Mas por que menosprezar o time africano (assim como os mexicanos e das demais regiões)? Quanto a estar em Abu-Dhabi agora, pode ser menos pior do que estar em Porto Alegre -- o pior é a volta (pra quem não tava aqui: teve carreata, queimaram todo o estoque de rojão vencido até a madruga, etc.). Não dá nada, esculachem à vontade. Pra delegação, é bom terem ainda esses dias por lá, refrescarem as idéias, coisa e tal.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Tensão Pré-Mazembe

Daqui a pouco mais de 24 horas estaremos estreando no Mundial contra o TP Mazembe, Tout Puissant (Todo-Poderoso), vulgo Les Corbeaux (Os Corvos), pra mim Tout Pourrissant (Todo-Putrescente). Segundo o dossiê da comixão ténica, é um time "violento" e "camicase".

Nada contra os times africanos, inclusive costumo torcer pras seleções deles nas Copas, mas é como eu sempre digo: ganhem dos outros, não venham querer ganhar da gente!
E agora o bicho tá pegando às ganhas. É ansiedade na veia. Sono tranqüilo? quem dera, tô fritando faz mais duma semana. Esta noite foi turbilhão na cachopa. Sonhei com o Inter contra o Mazembe, pra dizer a verdade foi meio pesadelo, espero que tenha sido só pra expurgar os fantasmas.
'Tamos "a 2 passos do paraíso", é verdade, mas são passos sobre o abismo.

Alô, Renã, dizem que até agora tu 'tá esperando um par de luvas italianas pra jogar amanhã. Santo Daime, a esta altura não vale mais a pena ficar esperando Godot. Como diz minha coroa: "Que tuas mãos estejam abençoadas!". Tenho fé de que tua estrela colorada vai brilhar, que tu vai fechar o gol. E os pés, cabeças, barrigas, mãos e pulmões dos nossos guerreiros vão fulminar o oponente. É sangue no olho e faca nos dentes!


P.S.: Coitadas das imorríveis tricuzetas, que já andam envergando a camisa da Inter de Milão em Porto Alegre. Agora sim, mais do que nunca, só pensam em Inter. E não deixa de ser emblemático haver dois gigantes (qualificativo dado pela Fifa) com o nome Inter: Brêmio é só tipo o Prudente e o Portoalegrense.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

'Les Corbeaux' pela frente


Reza braba antes de a bola rolar
 No começo desta tarde de 6ªf, o Pachupa de novo dançou na estréia ao perder de 1 a 0  pros Corvos, em francês Les Corbeaux ("lé corrbô"), epíteto do TP Mazembe (i.e. Tout Puissant, Todo Poderosonome que dá pra fazer o trocadilho Tout Pourrissant: Todo Putrescente). TPM portanto. Confirmando o esperado, os congoleses demonstraram que não se mixam pro adversário, são abusados, correm o tempo todo, fazem faltas pra matar o jogo na intermediária (e também o oponente),  concluem a gol, tem contrataque rápido, imposição física, torcida animada e goleiro rabudo (me refiro também ao cabelo) de nome sugestivo (Kidiaba! ) que me fez lembrar minha 1ª ex.
Delegação acompanhou a partida no estádio
Enfim, veremos a coisa preta, estejamos preparados. Os mexicanos tampouco são bobos, jogaram bem até, apesar da deficiência no quesito marcação; el hermano Manso, destaque deles, meteu um canhotaço no pau quando ainda tava 0 a 0  e daí, licença pro lugar-comum, viram-na passar caprichosamente na frente do gol escancarado; a máxima do quem não faz leva se impôs em seguida, e Bedi embuchou a trivela do oxigenado Kabangu (olho nele!); Manso passou a ser bem marcado e mesmo assim guardou unzinho, anulado por impedimento; depois quase levaram o 2º e, no fim do 1ºt,  quase empataram. 

Xô pra lá!
 No 2ºt, o Pachuca melhorou, criou mais chances e meteu outra na trave; como o gol não saia, o nervosismo e os espaços aumentaram. Aos 35',  Sunzu levou o 2º amarelo. Com um a mais, o time mexicano apertou oponente, foi pro tudo ou nada  nos instantes finais e quase levou o jogo pra prorrogação,  ao passo que o Mazembe não soube prender a bola e foi salvo tanto pelo goleiro como pela inaptidão de Cvitanich aos 43' e de Arizala aos 49'.


Ficha e fotos da partida

P.S.: Deprimente a transmissão da Tevecu; e no intervalo não se furtaram de passar imagens do gremixo.
Em tempo: A revista Goool lançou um número exaltando a grande conquista do Brêmio; a capa é uma foto dalgumas das felizardas imorríveis da Azenha encochando o Portaluppa, e há ainda um pôster das gazelas perfiladas sob o título "Vaga na Libertadores". Só pode ser piada. Pior é que a gazelada leva a sério (pudera, tomaram 'blue pill', i.e. 'blue suppository', não por acaso a cor do Viagra, então vivem iludidos, no mundo da fantasia). E já vi o tal pôster exposto com destaque numa banca do centro.

Na pilha do Mundial! Mil e Uma Noites em Dez Dias...

A hora é agora!
Bá, aconteceu um monte de coisas desde meu último post (quinta passada, última rodada do Brasa, antecipada pra nós); teve até comemoração de "título" pela turma dos rojões vencidos... (quanto desespero e necessidade de se afirmar tem o imorrível tricuzeta, quando na verdade essas gazelas patéticas só conseguem gozar com o pau dos outros, tsc tsc tsc... e quanto mais levam no cu, mais gostam e ficam excitadas, cheias do orgulho gaymista); ah, e pesquisa da Datafolha desta semana informa que a maior torcida do Sul é a Colorada; de quebra, fizemos a maior eleição dum clube de futebol, vendemos este ano 30% mais camisas que elas os seus pijamas listrados e batemos o recorde mundial de público na exibição dum filme (Absoluto!)...
Tô atucanado, mal consegui acompanhar as notícias nesses 8 dias supermovimentados do Inter. Quem pensou que eu tinha ido pra Abu-Dhabi, enganou-se...
Pegadinha na Nigéria
Mas enfim, após horas e horas, com um atraso de 5 horas!, a delegação colorada conseguiu chegar ao destino. Bem que eu achei estranha essa escala na África pra reabastecer, ainda por cima de madruga e numa cidade chamada Laos (que rima com Caos). E o que era pra ser um voo com menos desgaste acabou sendo um mico da logística e do "planejamento". Pelo menos, se o Renã tá certo, foi bom pra amenizar o jet-leg. E não deixa de ser mais uma das tantas coincidências: em 2006 também teve um atraso em SP, o Inter perdeu a conexão em Paris e teve de pousar lá (sendo que os 2 gringos, acompanhados do solidário Iarley, ficaram no saguão do aeroporto).
Enfim, tal como os times do centro do país em relação ao Brasa, os europeus sofrem menos com o deslocamento pro Mundial.
Baixa na volância, reforço no ataque
Outro viés foi o desfalque na lista. A inscrição do Diguin Sukita não foi homologada, e a sua substituíção pelo líbero Zorondo não foi aceita. Por outro lado, Grêidsu foi cortado por lesão, e Xaxa agora reforça a ala dos atacantes. A alegação era de que o guri precisava operar um calo, por isso tinha ficado de fora, mas todos sabemos que ele mesmo tinha amenizado esse problema cortando um pedaço da chuteira. E convenhamos, são apenas 2 jogos de suma importância, o cara nem vai lembram que tem calo.
Outra coisa: como contamos agora com 19 jogadores de linha, foi preciso pedir emprestado pro Abelão um jogador a fim de realizarmos os coletivos (não fosse isso, Laurindo ou Patolino teriam de quebrar o galho).
E não parou por aí: o time depois teve de esperar pra treinar, pois parte do material chegou atrasada, e o restante foi entregue no estádio já quando os jogadores aqueciam...
Calosidades à parte, a bola já tá rolando. Na outra chavem, o anfitrião Al Wahda meteu ontem 3 a 0 no Hekari United e amanhã pega os coreanos do Seongnam. Daí sai o adversário da Inter pra 4ªf.
Sheraz-arde (sonho de consumo...)
(clique bem no meio da figura pra conferir melhor a camuflagem)
No começo da tarde desta 6ªf, sai o nosso adversário. Pachuca e Mazembe se enfrentam, e a delegação colorada vai estar bicando 'in loco'.
Enquanto isso, não pára de chegar colorado na terra dos tapetes voadores e das lâmpadas mágicas. O pessoal tem de se ligar pra não ser preso: putaria e drogas, só nos hotéis. E na rua é proibido olhar as cachorras nos olhos (elas podem morder).

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Brêmio Pudrente 0 x 3 Inter

Não pude assitir à partida, apenas acompanhei na Guaíba a partir do intervalo. Já tava 2 a 0, mesmo assim o véio comentarista não tava satisfeito, e aquela gazela da equipe só ficou fazendo piadinha. Mal começou o 2ºt, Matia levou amarelo, e o véio lascou algo tipo "Não sei o que é mais freqüente: o Matia levar o amarelo, ou o Renã tomar frango", pra regozijo da gazela. Claro, não é mentira que Matia costuma levar amarelo e que Renã andou rateando. Mas acho que passou a hora pra isso, não adianta mais ficar martelando. Agora, que o nível de exigência dos comentaristas em relação ao Colorado é maior do que o do Gremixo, lá isso é. E cornetear o Colorado é sempre uma diversão pra eles. Melhor assim.

Vi agora os gols: aos 17', um porongaço do Alec numa daquelas alçadas do Kréber que dá gosto de ver; em seguida, aos 23', um gol de peito do Macunaíma (meio à la Messi), após cruzamento do Nem que Alec escorou tranquila e inteligentemente. Teve ainda a placa que o Djuliano meteu, já pro fim do jogo (ué, o site do Inter tinha divulgado que Djuliano não tava na delegação...).

Resumindo: no 1ºt Renã nem trabalhou, e o jogo ficou mais morno após o 2º gol; na etapa complementar, continuou tudo na manha, Renã fez duas defesas, ouvi o nome do Bolívar só uma vez (vai ver tava olhando o celu), o do "esforçado" Ronauduauvs uma que outra, Sóbs deu lugar ao Oscarai (tinha levado uma paulada nas pernas), Dèzin rendeu Dale e Djuliano o Tinga.

Taqui o relato oficial.



No más, é a pilhação.
Olha só o Dunga, reapeceu na Itália falando pra GazzettaTV do Inter e da Inter. Piffero e até a Cowlorada aparecem: CALCIO Internacional, i pronostici di Zico e Dunga.
Outro: CALCIO Alla scoperta dell'Internacional.
E ainda: CALCIO Internacional, club "copero" e serbatoio di talenti.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Prudência contra o Prudente...

...ainda mais que o nome do time adversário começa com Brêmio.

A pedido do Inter, o jogo contra o ex-Barrueri foi adiantado de domingo pra esta quinta às 21h.
Rot resolveu escalar os titulares porque o próximo jogo é só dia 14, ou seja, lá em Abu-Dhabi. Sim, ele reconhece que há o risco de lesão, mas diz que é um risco necessário.
O anfitrião também tá com as malas prontas. De quebra, tá com a lanterna garantida. Justamente, periga vir pra cima com aquela besteira de "cair de pé", com vontade de ganhar do atual campeão da Libertas. Tomara que não, que seja um amistoso, todo mundo na seriedade mas de sangue-doce.
Ah, e que sirva pro Rot aprimorar suas avaliações e esquemas táticos visando o Mundial daqui a menos de duas semanas!

Foi todo mundo da lista, exceto: Grêidsu, Pato, Ruã, Diguin e Djuliano.